Publicidade
Aparecida de Goiânia
| Em 1 ano atrás

TSE emite parecer técnico contrário à candidatura de Mendanha

Compartilhar

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota, rumo ao MDB), pode não conseguir se candidatar a prefeito de Goiânia em 2024. Um parecer técnico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é contrário à sua pretensão eleitoral, conforme revelou a coluna Giro, do jornal O Popular.

Mendanha deixou a prefeitura de Aparecida em abril de 2022 para tentar o governo de Goiás. O presidente do MDB, Baleia Rossi, questionou o TSE se Mendanha poderia mudar seu domicílio eleitoral para Goiânia e disputar a prefeitura da capital, com base no intervalo entre as eleições.

Publicidade

Leia também: O fogo amigo de Bruno Peixoto, Gustavo Mendanha e Ana Paula Rezende na base de Caiado

Publicidade

Contudo, a analista judiciária Kaline Tavares de Lucena, autora do parecer técnico, afirma que essa mudança violaria o princípio republicano, que busca incentivar a alternância e impedir a perpetuação no poder. O parecer será analisado pelo ministro Ramos Tavares, relator da consulta no TSE, que dará seu voto depois da opinião do Ministério Público Eleitoral (MPE). Além disso, Mendanha disse ao O Popular que vai apresentar sua defesa e seus contra-argumentos.

Publicidade

Leia também: O fogo amigo de Bruno Peixoto, Gustavo Mendanha e Ana Paula Rezende na base de Caiado

Por fim, se o TSE vetar a candidatura de Mendanha em Goiânia, o MDB perderá outro nome forte para as eleições na capital. Em agosto, Ana Paula Rezende, filha de Iris Rezende, já havia desistido de concorrer à prefeitura.

Publicidade
Publicidade