21 de dezembro de 2024
Indeferidos • atualizado em 15/09/2022 às 08:49

TSE barra cinco candidaturas em Goiás pela Lei da Ficha Limpa; saiba quais

Ao todo, 158 candidatos, considerando todos os estados, foram impedidos de concorrer nas próximas eleições, inclusive nomes conhecidos no cenário nacional
Cinco goianos não poderão aparecer na urna por terem sido enquadrados na Lei da Ficha Limpa (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Cinco goianos não poderão aparecer na urna por terem sido enquadrados na Lei da Ficha Limpa (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Em todo o Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou 158 candidaturas pela Lei da Ficha Limpa, promulgada em 2010 e que impede políticos que tiveram mandato cassado, contas rejeitadas por improbidade administrativa ou foram condenados em processos criminais em segunda instância de disputar eleições durante oito anos. O levantamento foi realizado pelo portal Metrópoles.

Desses 158 candidatos, cinco pretendiam concorrer a algum cargo em Goiás. São eles: Carlos Moro (Podemos), Dr. George Moraes (PDT), Nova Geração (MDB), Robson do Baldy (Progressistas) e Samuel (MDB). Os nomes do PDT e do Progressistas tinham como objetivo a Assembleia Legislativa, enquanto os demais miravam a Câmara dos Deputados, em Brasília. Ainda cabem recursos.

Pelo Brasil afora, há políticos conhecidos no cenário nacional, como o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e Wilson Witzel (PMB), do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, respectivamente. O primeiro era candidato a senador. O segundo, a deputado federal. E o último, à sua antiga função no Palácio Guanabara.


Leia mais sobre: / / Política