Trindade ganhou em outubro dois novos ecopontos. Agora, a capital da fé tem quatro dessas estruturas espalhadas pela cidade. Os mais recentes foram instalados na Avenida Tiradentes, no Setor Soares; e na Avenida D, Vila Pai Eterno.
Os outros dois estão localizados na Praça do Ginásio de Esportes do Setor Maysa; e na Avenida Manoel Monteiro.
Segundo a prefeitura, os ecopontos fazem parte do Programa de Coleta Seletiva iniciado no município em agosto deste ano quando também foram fixados jogos de lixeiras em diferentes locais de Trindade.
Veja: Em Caldas Novas, servidor é indiciado por sumiço de moto
As unidades dos ecopontos foram instaladas em parceria com a Coming. De acordo com a administração, mais empresas devem aderir ao programa. A ideia é instalar novas estruturas como essas no município.
Cada unidade possui quatros metros de comprimento por dois metros de largura. Os ecopontos são instalados em estruturas de cimento e totalmente lacrados, sem a possibilidade de entrada de água da chuva. Para facilitar a separação, existem compartimentos definidos para plástico, papel, vidro, metal, eletrônicos, pilhas e baterias.
Todo o material depositado nos ecopontos é recolhido pela Prefeitura de Trindade e destinado a uma cooperativa de reciclagem instalada no município. No futuro, a expectativa é que a própria cooperativa faça esse trabalho.
“A ideia é gerar, cada vez mais, renda para as cooperativas. A parceria com a prefeitura vai continuar, mas terão mais autonomia para a realização do trabalho”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, idealizador do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Trindade.