Um fenômeno sísmico foi sentido por moradores de Porangatu e Santa Tereza de Goiás, no norte do estado, na tarde dessa terça-feira (15). O tremor de terra começou por volta das 13h30 e durou alguns segundos. Foi o segundo evento do tipo registrado em Goiás em 2023. O Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília (UNB) confirmou o abalo e informou que ele teve 3.1 graus de magnitude na escala Richter, que mede a intensidade dos sismos.
Apesar do susto, o tremor não causou danos às casas, mas segundo relatos de moradores da região foi suficiente para balançar os telhados. Relatos de moradores da região afirmam que a sensação foi a mesma de um grande caminhão ou um pesado rolo compressor passando pela rua.
Os tremores de terra em Goiás são provocados por falhas geológicas que se movem sob a superfície terrestre. Esses movimentos geram ondas sísmicas que se propagam pelo solo e podem ser percebidas pelos moradores. Especialistas afirmam que os tremores de terra em Goiás não representam um risco iminente para a população, mas recomendam que os moradores estejam atentos aos sinais de alerta e saibam como agir em caso de emergência.