As transformações no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia ganharam destaque nacional na edição do Globo Repórter desta sexta-feira (1º). O programa mostrou como Goiás tem apostado em soluções sustentáveis e tecnológicas para modernizar a mobilidade urbana e oferecer um serviço mais eficiente e ambientalmente responsável à população.
Entre os avanços, o Globo Repórter apresentou a introdução pioneira de ônibus movidos a biometano no BRT Leste-Oeste, medida implementada em março deste ano pelo Governo de Goiás. A iniciativa é considerada um marco na transição energética do transporte público no Brasil, com a meta de incluir até 500 veículos movidos a biometano na frota até 2026.
“O biometano é um biocombustível e, por incrível que pareça, emite 60% menos poluentes que um veículo elétrico”, destacou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ao repórter Chico Regueira. Segundo ele, além de sustentável, o biometano é uma tecnologia nacional, que fomenta a cadeia produtiva local.
Frota limpa e conforto ao passageiro
O projeto de renovação da frota inclui ainda a adoção gradual de ônibus elétricos e veículos com menor impacto ambiental. Ao mesmo tempo, o Governo de Goiás tem investido na modernização da infraestrutura do transporte coletivo, com a reforma de terminais, instalação de abrigos mais acessíveis, melhorias na segurança e ações voltadas ao conforto dos passageiros.
Essas medidas integram um plano mais amplo de mobilidade urbana inteligente, alinhado aos princípios da sustentabilidade e da inovação tecnológica, que tem posicionado o estado como referência nacional em políticas públicas para o setor.
Reconhecimento nacional
A matéria exibida pelo Globo Repórter definiu Goiás como o “Brasil do Meio”, em referência à sua posição geográfica estratégica, e evidenciou o Estado como um ambiente propício ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social. As ações no transporte público reforçam essa imagem, ao aliarem inovação e cuidado com o meio ambiente em benefício direto da população.
Leia mais sobre: Biometano / Goiás / Prefeitura de Goiânia / Transporte Coletivo / Cidades / Notícias do Estado

