A Festa da Melancia de Uruana chega a sua 29ª edição nacional e comemora, também, a 44ª Festa Estadual. O evento, realizado no Parque de Exposições, acontece a partir desta quinta-feira (14) e vai até o próximo domingo (17). Com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a festa contará com concursos, desfiles e atrações musicais para a população.
No estande da Agência, os visitantes vão conhecer as ações e programas de assistência técnica e extensão rural que a Emater realiza junto aos produtores rurais da região. No domingo (17) serão distribuídas 600 mudas de espécies nativas do Cerrado.
“Anos atrás, a Emater enxergou o potencial de produção de melancia na região e, desde então, incentiva e oferece assistência a esses produtores com o objetivo de aumentar a qualidade dos frutos cultivados, melhorando a renda dos produtores. O trabalho que exercemos com agricultores familiares de Uruana é fundamental para garantir o sucesso da produção, colocando o município como referência no cenário nacional”, destaca Rafael Gouveia, presidente da Emater.
Nos dias da Festa da Melancia deste ano, que é parcialmente gratuita, também haverá a famosa degustação gratuita da fruta para o público durante todos os dias do evento. Confira a programação completa abaixo.
Dia 14 (entrada franca):
16h – Desfile de Caminhoneiros
17h – 2º Festival de Bandas e Fanfarras
21h – Orquestra de Violeiros de Uruana
22h – Abertura Oficial, comemoração do aniversário de 75 anos de Uruana
23h – Show com Gustavo Moura e Rafael
01h – Guilherme Silva
02h30 – Negão Chandon
Dia 15 (entrada franca):
21h – Apresentação das candidatas à Rainha da Melancia
22h – Show com Guilherme e Santiago
• Para continuar a festa, teremos um Luau com Abelbeetle e os DJs Vicente Faleiro, Jean Nunes e Nando.
Dia 16 (entrada R$ 30):
21h – Escolha da Rainha da Melancia
22h – Show com Israel e Rodolfo
• E, mais uma vez, o Luau com Abelbeetle e os DJs Jean Nunes e Nando para continuar a diversão.
Dia 17 (Domingo):
• 08h – Desfile tradicional, concurso e brincadeiras com melancia.
O apresentador Paulo Vieira, que é goiano, publicou em suas redes sociais em agosto que foi convidado para a Festa da Melancia e irá comparecer. Ele chegou a fazer piada com a situação, pois, também havia sido convidado para falar em uma das semanas mais importantes da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, mas teve que recusar por conta do evento em Uruana.
Em tom de brincadeira, o humorista da TV Globo ainda pediu para que a ONU o convide novamente no ano que vem. “Uruana, vamos transformar a Festa da Melancia mais chique que o Brazilian Day, vamo fazer até nevar aí!”, escreveu Paulo na época.
O primeiro plantio de melancia no município de Uruana foi realizado em 1968, após diagnóstico da região realizado pelo engenheiro agrônomo da Emater, Arsênio da Silveira. Ele concluiu que o município possuía condições favoráveis para o cultivo da fruta e proximidade com grandes mercados consumidores em ascensão, como o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília e o mercado paulista.
O plantio foi realizado na fazenda de Álvaro Moreira Domingues e a produção foi um sucesso. A partir deste resultado, os agricultores da região, acompanhados pela Emater, iniciaram a implantação da cultura de melancia na região. O cultivo foi expandido com a chegada de produtores de São Paulo, em 1974. Atualmente, 15 municípios cultivam melancia na região.
A fruta é comercializada nacionalmente e exportada para outros países como a Argentina. Em 1978, ocorreu a primeira Festa da Melancia em Uruana, sendo realizada em setembro, mês do aniversário do município. Em 1993, a festa se tornou um evento nacional, consolidando e apresentando grande importância econômica, social e cultural em Goiás.