07 de agosto de 2024
Destaque 3

Terminais do BRT têm obras avançadas

Terminal Rodoviária tem previsão de entrega em maio. (Foto: Pelikano/Prefeitura de Goiània)
Terminal Rodoviária tem previsão de entrega em maio. (Foto: Pelikano/Prefeitura de Goiània)

Os quatro terminais e 31 plataformas que integrarão os 12,7 km do BRT Norte-Sul, em Goiânia, estão com obras avançadas. O Terminal do Recanto do Bosque, por exemplo, já tem 85% das obras concluídas, e o prazo de entrega é julho. O Terminal Rodoviária deve ser o primeiro a ser entregue, com previsão para maio.

Os terminais funcionarão como um ponto de chegadas e partidas dos ônibus do BRT. Têm estrutura em perfis metálicos e contará com cobertura em telhas metálicas trapezoidais, tipo sanduíche, com proteção termoacústica, que isola a temperatura e o som, deixando o ambiente mais agradável.

Na área dos terminais serão construídas a administração com refeitório para os funcionários do sistema, central de resíduos, casa para o gerador de energia elétrica, casa de força para o quadro de energia (Q.E.), sala do servidor e sanitários públicos e para a administração.

No espaço serão instalados bancos para os usuários, máquinas de venda automática (ATM) e do sistema sitpass e lixeiras para coleta seletiva. Os terminais contarão também com bicicletário, estacionamento e uma caixa d’água com capacidade para 86 mil litros.

Veja as situações dos terminais

Terminal Recanto do Bosque

No extremo Norte, o Terminal Recanto do Bosque está sendo construído em uma área de 10 mil m². A metade da cobertura, a pavimentação e toda a área administrativa já estão prontas, o que representa mais de 85% da obra. A área está sendo preparada para operar as linhas, liberando a outra metade para início da pavimentação e da cobertura do local onde hoje está funcionando o Terminal. Com orçamento de R$ 8,5 milhões, o prazo para conclusão total é julho deste ano.

Obras no Terminal Recanto do Bosque. (Foto: Pelikano/Prefeitura de Goiânia)

Terminal Perimetral

Localizado na Avenida Goiás Norte, no Setor Urias Magalhães, fará a interligação com os ônibus comuns vindos da Av. Perimetral Norte. Com orçamento de R$ 9 milhões e 35% dos serviços executados, o Terminal está sendo construído em uma área de 8.400 m² e deverá ser concluído em outubro. Parte da estrutura metálica já foi erguida e quando finalizada serão construídos os prédios administrativos. A pavimentação foi iniciada e com a retirada dos postes pela Enel, foram iniciadas as fundações da última linha do pilar para concluir a estrutura.

Terminal Perimetral tem previsão de entrega em outubro. (Foto: Pelikano/Prefeitura de Goiânia)

Terminal Rodoviária

O Terminal que está sendo construído numa área de 4.573 m², ao lado da Rodoviária, teve início em 2016, mas as obras não prosseguiram. Com valor de R$ 8,5 milhões, os serviços foram retomados em junho do ano passado e tem previsão de término para o próximo mês de maio. Já foram concluídas toda a pavimentação e a estrutura, com a cobertura. Atualmente estão sendo construídos os prédios administrativos.

Estações

Também chamadas de plataformas alimentadoras, as estações possuem duas dimensões: as de 60 m de extensão, construídas em espaço de 366 m²; e as de 28 m de extensão, em espaço de 255 m², e todas possuem sistema de catracas para acesso. São compostas de uma área destinada à administração, bilheteria, sanitários públicos M, F e PNE, depósito geral, sala de perdidos e achados, bancos para descanso, lixeiras para coletas seletivas, máquinas de venda automática de produtos alimentícios, e máquinas do sistema sitpass para venda de passagens.

As plataformas terão acabamento padrão, com piso em granilite e concreto, e as paredes com pintura acrílica, azulejos, cerâmicas e pastilhas.

Das 31 previstas, 14 já estão em execução em diferentes estágios: de fundação, estrutura pré-moldada da plataforma, estrutura metálica, cobertura e acabamentos.

Estações estão em estágio avançado.

Confira o andamento das obras do BRT Norte-Sul

Trecho Norte

O último trecho do Corredor e as pistas laterais na Avenida Oriente já foram executados e as calçadas estão sendo construídas na Avenida Goiás Norte, restando também a sinalização horizontal, vertical e semafórica para a conclusão da obra na Região Norte. Também em construção os dois Terminais: Perimetral e Rodoviária e as estações de embarque e desembarque de passageiros.

Na Avenida Goiás, as obras de drenagem e do Corredor estão sendo executadas entre a Avenida Anhanguera e a Rua 1. A rede já está pronta, aguardando um período de estiagem para executar os pavimentos, do Corredor e dos veículos comuns. Concluindo esse trecho, as obras serão transferidas para a contramão da Avenida, iniciando pela Avenida Independência. As calçadas acessíveis e a parte urbanística também ainda serão executadas.

Trecho Sul

Todas as pistas, do Corredor e das laterais, entre a Praça do Cruzeiro e o Terminal Isidória já foram concluídas, e as calçadas estão na fase de colocação de piso tátil. Estão na fase de terraplenagem e fundação as obras de construção do novo Terminal Isidória, com plataformas para atender o BRT e os ônibus comuns, que fazem a integração das linhas.

Já no exterior da Praça do Cruzeiro, a pavimentação em concreto do Corredor está pronta e falta ser concluído o piso flexível e as calçadas para estender os serviços para a Rua 84 até a Praça Cívica. O entorno da Praça será a última etapa do BRT Norte-Sul a ser executada e junto com ela, o trecho da Avenida Goiás, a partir da Rua 1.


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