O prazo para estudantes que desejam financiar os estudos em cursos superiores em universidade particulares pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta sexta-feira (15). Os interessados em obter o financiamento estudantil nesta primeira edição do programa de 2024 podem realizar a inscrição até às 23h59 desta sexta (15), diretamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Fies é o fundo de financeamento do governo federal, em parceria com instituições financeiras e com as universidades privadas. O programa como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Este ano, estão sendo ofertadas 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior, nesta primeira edição. A ordem de classificação e a pré-seleção de candidatos será divulgada no dia 21 de março, em chamada única, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Primeiramente, para se inscrever no Fies o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado nota acima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Inicialmente, precisa realizar um cadastro no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde preencherá um questionário socioeconômico e atualizará os dados pessoais.
Posteriormente, o estudante deve informar três opções de cursos em instituições de sua preferência. Depois é só acompanhar a inscrição. Os candidatos classificados são selecionados conforme as notas do Enem e com base no ponto de corte de cada opção de curso.
Os resultados dos pré-selecionados serão divulgados no dia 21 de março. A etapa seguinte, a complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única, será entre os dias 22 a 26 de março. Já a pré-seleção por meio da lista de espera está prevista para os 28 de março a 30 de abril.
Este ano, o Ministério da Educação (MEC) instituiu uma novidade no programa, que é o Fies Social. A modalidade reserva, no mínimo, 50% das vagas para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo e ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.
Com informações da Agência Brasil