Uma nova onda de calor promete aumentar ainda as mais as temperaturas em Goiás neste início de semana. Uma massa de ar quente e seco ganha força sobre boa parte do Brasil, provocando um aumente entre 2ºC a 5ºC acima da média para o período em Goiás até a próxima quarta-feira (25).
Conforme o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), além do aumento das temperaturas médias, a umidade relativa do ar estará em declínio no período da tarde podendo chegar a 10% no decorrer da semana. O alerta é para qualidade do ar em nível regular “ruim”, sendo impactada principalmente pelas queimadas, o que comprome a saúde respiratória da população.
As maiores temperaturas em Goiás estão previstas para as regiões Norte e Oeste, que podem chegar aos 42ºC. Porangatu e a Cidade de Goiás, por exemplo, têm previsão de mínima de 24ºC e máxima de 42ºC, nesta segunda-feira (23).Na capital, os termômetros poderão variar entre mínima de 20ºC e máxima de 37ºC, o mesmo prognóstico para Itumbiara, Rubiataba, Santa Helena e Iporá.
O clima seco associado às altas temperaturas favorecem o aumento de risco para queimadas nas áreas de proteção e reserva ambiental do estado. Para esta semana também há baixa expectativa para ocorrência de chuvas, o que deve resultar em uma queda gradual nos níveis dos rios, nesse sentido, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) pede à população a coscientização para evitar desperdício de água.
Leia mais sobre: Baixa umidade do ar / Massa de ar seco / Onda de calor / Temperaturas em Goiás / Cidades / Notícias do Estado