25 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 30/06/2021 às 09:25

Temperatura no interior de Goiás atingiu -1º nesta quarta (30)

Foto: reprodução.
Foto: reprodução.

Como adiantado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) ao Diário de Goiás em reportagem desta terça-feira (29), as temperaturas bateram recordes na madrugada desta quarta-feira (30) chegando a aproximadamente -1ºC em Caçu e Jataí, sudoeste goiano.

Ao DG, o gerente do Cimehgo, André Amorim, destaca que as previsões foram acertadas e diz ainda que em bairros de Goiânia a temperatura nesta madrugada chegou a 6ºC.

“Os nossos prognósticos bateram, então batemos oito graus no Centro de Goiânia, em alguns lugares mais afastados chegou a seis graus. Em Jataí começou com 2.3 graus, mas agora já está em 1.6 e em Caçu a gente não tem medição, a gente olha pela modelagem, mas pode estar um grau ou até menos que isso”, explica André.

O frio intenso e histórico desses últimos dias se dá pela massa de ar polar que avança pelo Centro-Oeste, com previsão de chegar até ao Sul da Bahia. André diz ainda que faz muito tempo que a temperatura não cai tanto.

“Já faz muito tempo que a gente não vê uma cidade fazer 1º. Se torna histórico. Não é todo dia que faz 2º ou 3º graus em cidades de Goiás”, destaca.

Essa baixa temperatura no estado já tinha começado ainda na terça-feira (29), por exemplo, os moradores de Goiânia amanheceram sentindo temperaturas que chegaram aos 11ºC. Rio Verde e Mineiros, no Sudoeste Goiano, registraram 7º.

Ainda à reportagem do DG, André explica que desde o final de semana passada Goiás vê o avanço da frente fria que foi deslocada para o Oceano e a massa de ar contribuiu para derrubar as temperaturas.

“Mas na retaguarda dessa frente fria veio a massa de ar polar que nós já estamos alertando a população. As previsões dia após isso confirmava essa intensidade e ela se confirmou hoje”, disse.

A previsão do Cimehgo é que esta massa polar em Goiás permaneça registrando baixas temperaturas até o final desta semana, com o frio mais intenso nesta quarta e depois a temperatura vai subindo.

Em Anápolis, a 50 km da capital, os termômetros marcaram seis graus; mas os anapolinos enfrentaram uma sensação térmica de 4ºC.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque