O avanço de uma massa de ar frio de origem polar promete derrubar as temperaturas mínimas em diversas regiões de Goiás nesta sexta-feira (13), especialmente nas regiões Centro-Sul e Leste do Estado. A previsão é de tempo seco, com predomínio de sol e variação de nebulosidade, segundo boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
A capital Goiânia deve registrar máxima de até 30ºC e mínima de 14ºC, com umidade relativa do ar variando entre 35% e 85%. O nascer do sol está previsto para as 6h42 e o pôr do sol às 17h51. No interior do Estado, cidades como Jataí e Rio Verde podem atingir mínimas de 10ºC. Em Catalão, a máxima não deve ultrapassar os 26ºC.
Além do frio, a baixa umidade do ar é um dos principais fatores de preocupação. A umidade mínima deve se manter em torno de 35% em todo o Estado, faixa considerada de atenção segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o mês de junho caracterizado pela forte redução das chuvas, o CIMEHGO reforça a necessidade de cuidados com a saúde e alerta para o alto risco de queimadas.
Desde 1º de maio, o CIMEHGO passou a monitorar os dias consecutivos sem chuva significativa (menos de 0,5 mm) por região, com objetivo de subsidiar ações preventivas, proteger os recursos hídricos, apoiar a agricultura e mitigar riscos de queimadas. Segundo o boletim mais recente, regiões como o Sul e o Oeste de Goiás já somam mais de 39 dias consecutivos de estiagem.
Diante do cenário, o CIMEHGO recomenda atenção redobrada aos alertas climáticos, especialmente para agricultores, gestores ambientais e moradores de áreas próximas a vegetação seca ou unidades de conservação. O órgão reforça ainda a importância da economia de água e da prevenção a incêndios, que neste período do ano, em sua maioria, são provocados por ações humanas.
Leia mais sobre: CIMEHGO; / frio em goiás / Goiás / Cidades / Geral / Notícias do Estado