O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou, nesta terça-feira (15), a lei que inclui no calendário cívico cultural e turístico do Estado de Goiás o Dia do Romeiro de Nossa Senhora de Muquém, que serão comemorados anualmente em 15 de agosto, último dia de romaria, que começa no dia 5 de agosto. A Romaria de Muquém, que acontece em Niquelândia, é a peregrinação religiosa mais antiga do Estado, com 275 anos.

Caiado destacou a importância das celebrações da Romaria de Muquém, que recebeu um público superior a 400 mil fiéis este ano, conforme os organizadores da festa. “Nós temos que enaltecer aquilo que é a nossa origem, a nossa história”, afirmou o governador. O chefe do executivo ainda acrescentou que, enquanto for governador, apoiará os romeiros, para manter vivas as tradições religiosas em Goiás.

Publicidade

Estrutura e apoio

O Governo de Goiás disponibilizou, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), pelo Goiás Social, uma estrutura para atendimento do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). O Centro ofereceu lanches, atendimento médico, massagem, curativos, banheiros, espaço para descanso e capela para orações para cerca de 50 mil pessoas.

Publicidade

Obras de infraestrutura também foram realizadas na GO-237 pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Gionfra). Na preparação do trecho para a romaria, foi realizada manutenção, revestimento, limpeza e monitoramento de elementos de dispositivos de drenagem superficial (EDS), dentre outros.
Ainda na rodovia, no trecho não pavimentado, após o distrito de Muquém, foi executada a melhoria funcional em 20 quilômetros da via, com a aplicação de revestimento primário para aumentar o conforto dos usuários.

Publicidade

Por fim, a Goinfra disponibilizou, ainda, em parceria com o GPS, estruturas ao longo do trecho de peregrinação, como tendas com apoio do Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar de Goiás (PMGO). O objetivo foi prestar auxílio não só aos romeiros, mas também a motoristas, comerciantes e moradores da região.

Publicidade