Publicidade
Notícias do Estado
| Em 1 ano atrás

“Temos a legislação mais dura e rígida que existe”, defende Ronaldo Caiado em São Paulo

Compartilhar

Nesta sexta-feira (6), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve presente na 16ª edição do Encontro Anual de Líderes Comunitas, em São Paulo. Na ocasião, o governador defendeu a autonomia do Brasil para gestão de recursos naturais e apresentou programa estadual de bioinsumos e estratégia para zerar emissões de carbono no Estado.

Segundo Ronaldo Caiado, o mundo tem tido o Brasil como réu na discussão ambiental, mas que na verdade, o país é referência no mundo pelas reservas e riquezas. “Temos a legislação mais dura e rígida que existe”, acrescentou o chefe do Executivo goiano, que integrou roda de conversa ao lado dos governadores Rafael Fonteles (Piauí), Helder Barbalho (Pará) e do prefeito Ricardo Nunes (São Paulo).

Publicidade

O encontro teve ainda a participação dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Rachel Lyra (Pernambuco), Ratinho Jr (Paraná), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Wilson Lima (Amazonas) e do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.

Publicidade

O tema escolhido para a edição foi “Economia Verde em Foco: Oportunidades Globais para o Brasil”, com mediação da secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos. O momento foi oportuno para que o governador expressasse as políticas públicas implementadas em sua gestão.

Publicidade

Entre os destaques, Caiado abordou o Programa Produtor de Água que envolve propriedades particulares rurais em recuperação de nascentes. “Temos fazendas que produzem água. Isso está sendo muito realçado e faz com que possamos manter a oferta de água nas grandes cidades e, ao mesmo tempo, não comprometemos o meio ambiente e os nossos rios”, detalhou.

A Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050, também foi citada. A iniciativa busta mitigar os efeitos das mudanças climáticas em Goiás. Vale ressaltar que Goiás é destaque nesse cenário, e busca ser um Estado com emissão zero de carbono. “Estamos avançando cada vez mais. Goiás é responsável por 3% da emissão de carbono e estamos trabalhando fortemente para chegarmos a zero”, afirmou Ronaldo Caiado, ao citar o desafio de tornar a matriz produtiva do agronegócio ecologicamente limpa, sem perder a competitividade.

Publicidade

Como reflexo positivo, o Governo de Goiás afirma que busca se comprometer com políticas de bioinsumos, geração de energia limpa, avanços no licenciamento ambiental e programa de autocomposições ambientais. Um exemplo é o Programa Juntos pelo Araguaia, considerado como o maior Programa de recuperação ambiental do Brasil, com quase 500 hectares restaurados. “Tem uma fiscalização e o Governo conta com a participação de todas as entidades de classe para que o desmatamento ilegal seja zero”, pontuou o governador de Goiás.

Leia também: Dança erótica em evento do Ministério da Saúde ‘pega mal’ e pasta divulga nota: “inapropriado”

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019