Uma nova fase para a segurança nos estádios de futebol de Goiás começou a se consolidar com a inauguração de um novo centro de tecnologia da Ingresso S/A, empresa especializada em bilhetagem digital e validação facial obrigatória. O evento reuniu representantes de clubes goianos, convidados e profissionais de imprensa.
Com foco em oferecer segurança, a ferramenta já está em operação nos jogos do Atlético Goianiense e do Vila Nova Futebol Clube. O sistema permite a identificação de torcedores envolvidos em confusões bloqueando automaticamente sua entrada nos estádios, com o objetivo de resgatar o ambiente do futebol como um lugar onde torcedores possam se reunir e torcer em paz.
Clubes goianos elogiam a parceria
O presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, representou o clube no evento e elogiou a parceira de longa data com a empresa e reforçou a importância do sistema de segurança que atende uma solicitação de órgãos de segurança e o Ministério Público: “O Vila Nova tem um relacionamento muito próximo com a Ingresso S/A, que é uma empresa de confiança e excelência. O sistema de reconhecimento facial é uma ferramenta fundamental para a segurança. Com um banco de dados compartilhado com as forças de segurança pública, ele contribui de forma efetiva no combate à violência nos estádios”.

Bruno Daniel, gerente de marketing do Atlético-GO, também esteve presente e ressaltou como a parceria com a Ingresso S/A representa um avanço no relacionamento entre clube e torcedor. “Nosso clube sempre está procurando crescer, evoluir e oferecer o que há de melhor ao seu torcedor, que também é consumidor. O sistema de reconhecimento facial tem nos ajudado a melhorar o serviço oferecido, identificar quem está no estádio e até auxiliar a segurança em situações pontuais”, explicou.
Atualmente, todos os torcedores que acessam o Estádio Antônio Accioly, passam pelo reconhecimento facial. Assim, Bruno Daniel destacou como o sistema de reconhecimento facial contribui para manter o estádio do Dragão como um espaço familiar. “Isso transmite a ideia de segurança. O Atlético é um clube que não tem histórico de violência, de briga de torcida. Lá é um lugar onde vemos mulheres, crianças, famílias inteiras. E fazemos questão de manter esse ambiente.”

Fundadores destacam expansão e seus impactos
Um dos fundadores da Ingresso S/A, o ex-jogador Roni – ídolo do Vila Nova e Fluminense, destacou que a ferramenta já está ativa em diversos clubes e será exigência nacional em breve. “A tecnologia já existe, já está implementada em clubes como Vitória, Mirassol e o próprio Atlético Goianiense. O cadastro é simples, o torcedor só precisa mostrar o seu rosto para entrar. Você realmente vai saber quem está ali. Isso aumenta a sensação de segurança e faz com que as famílias possam voltar ao estádio sem medo de violência. Só entra quem é cadastrado, não tem como burlar”.

Leandro, sócio da empresa, completou destacando o avanço tecnológico do Brasil em relação a outros países e os planos de internacionalização. “Já fizemos testes na Europa e nos Estados Unidos. A tecnologia não tem fronteiras, e a brasileira é, em muitos casos, mais avançada que em países desenvolvidos. Nosso objetivo agora é expandir ainda mais, inclusive pela América Latina”.
Sadi Neto, CEO da Ingresso S/A, destacou que os benefícios da tecnologia vão além da segurança. “Ela já traz melhorias em amplos aspectos, inclusive na agilidade do acesso. Com o reconhecimento facial, o fluxo de entrada no estádio se torna muito mais fluido”, afirmou.
Sadi também celebrou o momento da empresa e falou sobre os próximos passos. “A primeira palavra que vem à nossa cabeça é gratidão. É gratificante ver uma tecnologia desenvolvida por nós sendo usada em estádios de várias regiões do Brasil e impactando tantas pessoas. E nosso futuro é a expansão internacional, especialmente na América do Sul”.
A Ingresso S/A atende diretamente o setor esportivo e mantém parceria com clubes importantes em diferentes divisões do futebol brasileiro. Além do Atlético-GO e Vila Nova, a tecnologia da empresa também está presente na elite do futebol nacional, atendendo dois clubes da Série A do Brasileirão. Mirassol e Vitória.
Além da frente esportiva, o grupo atua no setor de entretenimento por meio da marca O Meu Bilhete, voltada para shows, feiras e grandes eventos culturais. Durante o evento, os fundadores da empresa apresentaram os detalhes do funcionamento da tecnologia, que utiliza inteligência artificial e biometria facial, promovendo um ambiente mais seguro, controlado e transparente nos estádios.

