Categorias: Cidades

TCE libera concorrência para concessão de vistoria veicular no Detran

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) autorizou o prosseguimento da concorrência do Detran-GO para a concessão do serviço público de vistoria veicular, técnica e óptica, pelo período de um ano. O certame havia sido suspenso por medida cautelar adotada em junho, relatado pelo conselheiro Sebastião Tejota, por indícios de irregularidades. O relator propôs a revogação, aprovada com o voto de desempate do presidente Edson Ferrari, resultando em quatro votos a favor e três contra.

Em sua reconsideração, Tejota avaliou as justificativas do órgão de trânsito e a análise feita pela unidade técnica do TCE, para propor “a volta do curso normal do processo administrativo, sem perder de vista o julgamento definitivo dos autos e a inclusão da concessão na agenda de fiscalização do TCE-GO”.

Ao se manifestarem pela manutenção da cautelar, os conselheiros Celmar Rech, Saulo Mesquita e Cláudio André não viram alteração no quadro do processo, propondo deixar a liberação do procedimento licitatório no momento da avaliação do mérito. Votaram a favor, além de Tejota e do presidente Ferrari, os conselheiros Milton Alves e Kennedy Trindade.

DETRAN

Ao recorrer contra a suspensão da licitação, o Detran-GO defendeu que o procedimento não gera risco ao erário, mas sim retorno financeiro, uma vez que se trata de concessão com a possibilidade de retorno de 15% da arrecadação para o poder público. Ressaltou que o procedimento já foi suspenso em duas oportunidades, atendendo a apontamentos feitos pelo TCE.

O Detran reconheceu que há uma ação civil pública em andamento, sem decisão do Judiciário, questionando a possibilidade jurídica da delegação dos serviços e constitucionalidade, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas deixou claro que a normativa do Contran continua em vigor e, portanto, deve ser atendida.

Sobre o questionamento do TCE quanto ao tipo de licitação escolhido, o órgão aponta legislação federal que admite a melhor técnica com preço fixo no edital. Com relação à pontuação técnica, esclarece que o objetivo é oportunizar aos concorrentes o conhecimento das peculiaridades do serviço, valorar o grau de especialidade técnica de cada concorrente, bem como das dificuldades existentes nos muitos municípios goianos onde serão prestados os serviços.

Com informações do TCE.

Wellington Borges

Notícias Recentes

Relatório do Cenipa sobre acidente com voo 2283, da Voepass fica pronto em 30 dias

A fase inicial da investigação sobre o acidente com o voo 2283, da empresa aérea…

13/08/2024

Em 60 dias, Sandro Mabel realiza cerca de 50 reuniões para elaboração de plano de governo

O pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB) visita, há dois meses, bairros da…

13/08/2024

Em Caldas Novas, pesquisa aponta diferença de apenas 7,8 pontos percentuais entre Marra e Magal

Em Caldas Novas, conforme segundo levantamento feito pelo Instituto Direct Pesquisas, que coletou dados entre…

13/08/2024

“Não houve fraude em momento algum”, reitera Paulo Daher ao ser intimado para depor na Deic

O presidente da comissão metropolitana do Partido Progressistas (PP), Paulo Daher, foi intimado a prestar…

13/08/2024

Número de solicitações de consultas especializadas em Goiânia atende 30% do interior, diz SMS

Durante debate dos candidatos a prefeitura de Goiânia, transmitido pela TV Sucesso Band na última…

13/08/2024

“Psicopata, mentiroso, idiota”, diz Baldy sobre Daher

Após registro de apoio do presidente municipal do PP em Goiânia, Paulo Daher, e retomada…

13/08/2024