A taxa de positividade da testagem ampliada para identificação do antígeno da Covid-19, realizada semanalmente em Goiânia, apresentou um aumento de mais de 100% dentro do período de um mês. No dia 21 abril, o índice estava em 3,9%. Já o registro da última testagem, realizada nesta quinta-feira (20), apontou uma positividade de 8,7%, de acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Dos 3.532 exames realizados em assintomáticos, 306 tiveram resultados positivos. Na segunda-feira (17), a taxa divulgada já vinha sofrendo um aumento significativo, com 7,3% de positividade, referente à penúltima testagem em massa realizada na capital, no último dia 13.
Vale ressaltar que durante quase todo o mês de março, as atividades socioeconômicas não essenciais permaneceram fechadas, como medida para reduzir a disseminação do vírus na capital e a grande taxa de ocupação na rede pública hospitalar. Com a queda no número de casos, óbitos e internações, o comércio foi retomado no dia 29, com restrições.
No dia 14 de abril, um novo decreto foi apresentado pela Prefeitura de Goiânia, com liberação de funcionamento apenas de atividades essenciais aos finais de semana. Bares e restaurantes só poderiam funcionar, até então, até às 22h, com lotação máxima de 50% da capacidade do público.
Ainda com redução no número de casos, no dia 27 de abril, um novo decreto entrou em vigor, ampliando o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Na data, foram liberados também eventos corporativos e utilização de espaços comuns de condomínios horizontais e verticais. Já o último decreto, apresentado no dia 11 e que vigora no período atual, permitiu novas flexibilizações durante o período de 14 dias, como a liberação dos parques Mutirama e o Zoológico e também eventos para até 150 pessoas.
Durante todo esse período, foi reforçada a importância do uso de máscaras de proteção facial, distanciamento social e uso de álcool, dentre outros protocolos sanitários, como forma de prevenção à disseminação da doença.