A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de Covid-19 em Goiânia é de 86%, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados nesta sexta-feira (17). No total foram disponibilizados 160 leitos de terapia intensiva. Ao Diário de Goiás, a secretária de Saúde, Fátima Mrué, explicou que nas próximas semanas ainda deve ocorrer nova ampliação de leitos disponíveis.
“Nós temos em média 350 leitos aproximadamente considerando enfermaria e UTI e temos previsão de ampliar mais 100 leitos nas próximas semanas. De forma que a expectativa de necessidade esperamos continuar suprindo”, declarou.
Já em relação aos leitos de enfermaria na rede pública de Saúde foram disponibilizados um total de 201, com taxa de ocupação de 76%. Segundo a gestora não há casos de pacientes que aguardaram mais de 24 horas em Goiânia por atendimento relativo a Covid-19.
“Eu verifiquei e a taxa de ocupação está abaixo de 90% e a de enfermaria sempre é mais baixa. Temos abertos leitos de UTI com frequência, a cada duas semanas temos aberto de cinco a dez leitos. Volto a frisar que até o momento na Rede SUS municipal não temos pacientes que esperaram mais de 24 horas para entrar em um leito para assistência da Covid-19. A gente tem provido essa assistência”, relatou.
Análise
Quanto a uma avaliação da primeira semana de abertura das atividades do comércio em Goiânia, a Secretária afirmou que os dados ainda estão sendo finalizados e na segunda-feira haverá condições de fazer uma análise das informações obtidas junto às equipes de fiscalização, em cruzamento com os números da Saúde.