O índice de homicídios em Goiás teve queda expressiva entre 2018 e 2021, é o que explica o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda em entrevista a rádio Bandeirantes na manhã desta quinta-feira (14). De acordo com Rodney, levantamento de dados feito pela comissão mostra que o índice é inédito em Goiás. Em 2018 o número de homicídios no estado chegava a 30 por cem mil habitantes, e atualmente esse número é de 12 para cada cem mil.
”Isso é também um número inferior à maioria dos países do mundo e um dos mais baixos aqui do Brasil. Em Goiânia, atualmente, está abaixo de 10. A ONU considera aceitável um número de 6 a 8 homicídios por cem mil habitantes, número dentro do razoável e Goiânia já está hoje dentro desses números”, afirma o secretário.
Para o secretário, essa queda na taxa de homicídio no estado é um recorde histórico para a Segurança Pública. ” Junto a estes números, temos que acrescentar também o número de redução dos crimes em Goiás. Todos os crimes graves em Goiás hoje, estão com reduções muito expressivas”, completa.
Rodney explica que em Goiás o roubo de veículos, até o final de 2018 o número era em torno de 30 roubos (assaltos) a mão armada por dia. Hoje, esse número está em 5 carros em média roubado por dia em todo estado de Goiás. ” É um número histórico”, enfatiza Rodney, que afirmou também que atualmente a Segurança Pública de Goiás passa por um bom momento.
Nove em dez homicídios são solucionados em Goiás
Segundo dados da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH,) 90% dos casos de assassinatos em Goiás. Os números referem-se ao período de 2020 e 2021. A título de comparação, esse índice é de 66% nos Estados Unidos, 88% na Alemanha e 75% no Canadá.
O levantamento da DIH também aponta que o número de prisões aumentou 123%. Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos.
Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, o alto índice de elucidação de inquéritos policiais é pilar de sustentação das quedas consecutivas nos indicadores de criminalidade.
“Nós temos números muito bons de redução, mas nós temos que buscar sempre o zero crime e nós vamos continuar trabalhando nesse sentido. Em produtividade, superamos, cada dia mais, os nossos índices e já pulverizamos os dos governos anteriores”, frisou o secretário.
Leia também:
- Taxa de lixo vai para o lixo: Garcez avalia que projeto não vai prosperar
- Valor fixo para cobrança do ICMS de combustíveis é aprovada pela Câmara
- Em Goiás, gás de cozinha pode chegar a R$ 130 após novo aumento
Leia mais sobre: Goiás / rodney miranda / Segurança Pública / SSP-GO / Destaque / Goiás - Estado