A taxa de homicídios em Goiânia cresceu 4% em um ano, de 2012 a 2013. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, na manhã desta terça-feira, 1, e referem-se ao período compreendido entre os meses de janeiro e setembro dos anos analisados.
Nos nove primeiros meses de 2012, foram registrados 404 homicídios dolosos na Capital. Em 2013, o número subiu para 421. A variável dos últimos dois meses, porém, foi decrescente. Entre agosto e setembro deste ano, o número destas ações criminosas caiu de 55 para 44, representando um saldo negativo de 20%.
Segundo o secretario de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, o saldo geral é positivo e a expectativa é de estabilidade para os próximos meses. “No mês de setembro registramos uma queda expressiva em todo o Estado. Buscamos sempre o aperfeiçoamento e esperamos uma estabilidade positiva nesses índices”, afirmou.
Joaquim Mesquita destacou o modelo utilizado pela polícia, de regiões integradas, como um dos responsáveis pelo controle dos crimes, que tiveram uma alta até o mês de agosto. “É sempre bom ressaltar que a Segurança Pública e a Polícia atua em áreas específicas da criminalidade. No que abrange nossa função, porém, estamos trabalhando de forma pragmática. Os resultados positivos estão diretamente ligados aos estudos realizados pela SSP para trabalhar com foco em todo o Estado de Goiás.”
A cidade de Aparecida de Goiânia também apresentou uma redução considerável, entre os meses de agosto e setembro deste ano. Os números exatos ainda não foram divulgados pela Secretaria. De antemão, o secretario comemorou a redução. “Estamos felizes com a redução, principalmente em Aparecida, mas continuaremos buscando melhorias.”