A taxa de desemprego no Brasil atingiu nova queda no primeiro trimestre de 2024, atingindo 7,9%. Este é o menor índice dos últimos 10 anos. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (17), em comparação com o mesmo período de 2023, houve redução de 0,9 ponto percentual.
Nos primeiros três meses de 2023, a taxa de desemprego chegou a 8,8%. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desocupação caiu em 21 estados e no Distrito Federal (DF). Até então, o menor índice registrado no mesmo período foi em 2014, quando a taxa de desempregados no país atingiu 7,2%.
Os estados que registraram menor nível de desocupados foram: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e DF.
Em outros quatro estados, houve aumento da taxa de desemprego: Rondônia (3,2% a 3,7%), Roraima (6,8% a 7,6%), Rio Grande do Sul (de 5,4% a 5,8%) e Mato Grosso do Sul (4,8% a 5%). Já em Santa Catarina, o índice se manteve o mesmo, 3,8%.
Com informações da Agência Brasil