Notícias do Estado

Taxa de desemprego a longo prazo em Goiás é a menor do Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), consolidados pelo levantamento estadual feito pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisas e Estatísticas (IMB), Goiás registra a menor taxa de desemprego a longo prazo do país. O percentual de pessoas desocupadas que estão há mais de dois anos procurando emprego no Estado é de 0,5%, enquanto que a média nacional é superior a 2,4%.

Os dados foram compilados com base na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), relativa ao terceiro trimestre de 2022. Na comparação, o Estado apresentou queda de 0,5%, deixando a quinta posição, passando a ocupar a primeira, em menor percentual.

Comparação

O resultado favorável vai na contramão do observado no cenário mundial. No período pós-pandemia, a taxa de desemprego a longo prazo assume posição de destaque na composição do desemprego no mundo. Segundo dados da agência norte-americana Bureau of Labor Statistics, nos Estados Unidos, por exemplo, antes da pandemia o percentual era de 19% da taxa de desemprego total, no pós-pandemia, em 2021, passou para 42%.

A taxa de desemprego de longo prazo é caracterizada a partir da taxa de desocupação e do tempo de procura por emprego, e é definida quando um trabalhador está à procura de um emprego há mais de dois anos. Segundo a Secretaria de Políticas Econômicas (SPE), esse grupo é formado majoritariamente por pessoas do sexo feminino, pessoas jovens e pessoas com baixa escolaridade.

Dados em Goiás

Ainda de acordo com a última PNAD, o rendimento médio de todos os trabalhos das pessoas ocupadas teve um aumento em Goiás, atingindo 6,4%. O percentual representa o maior crescimento relativo dos últimos 11 anos.

No terceiro trimeste deste ano, Goiás atingiu posições históricas em indicadores do mercado de trabalho, entre eles o maior estoque de pessoas ocupadas, que alcançou a marca de 3,7 milhões, e a menor taxa de desocupação dos últimos 8 anos, em 6,1%. Os indicadores foram importantes para aumentar o volume da massa de rendimento médio mensal, que alcançou o maior resultado em 11 anos, com o valor de R$ 9,8 bilhões.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024