Um terremoto de 7,4 graus de magnitude atingiu Taiwan na manhã desta quarta-feira (3). O tremor derrubou ao menos 26 prédios em todo o país, deixando nove mortos e mais de 900 pessoas feridas. De acordo com as autoridades taiwanesas, esse é o pior terremoto registrado na região nos últimos 25 anos.
Conforme as agências de notícias internacionais, cerca de 77 pessoas ficaram presas em escombros e outras 50 estão desaparecidas. Eram turistas que estavam em quatro microônibus a caminho de um parque nacional.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão a magnitude registrada inicialmente foi de 7,7, mas após revisão dos dados, chegou a 7,5. Conforme a Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude 7,4. O terremoto atingiu uma profundidade de 15,5km, e acontece em um momento de grande fluxo, quando as pessoas estavam indo para seus trabalhos e escolas.
Os tremores também provocaram alertas para tsunamis no Japão e nas Filipinas. O último tremor de tamanha magnitude aconteceu em 1999 e provocou a morte de 2,4 mil pessoas. De acordo com a Embaixada do Brasil em Taiwan, não há brasileiros entre as vítimas e feridos.