05 de dezembro de 2025
Política • atualizado em 29/07/2025 às 08:05

STF encerra interrogatório da trama golpista

O último interrogatório foi realizado nesta segunda (28), com o depoimento do núcleo 3, grupo acusado de planejar ações táticas para efetivar o plano
Foto: Carlos Nathan Sampaio
Foto: Carlos Nathan Sampaio

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta segunda-feira (28) o interrogatório de 31 réus nas ações penais sobre a trama golpista ocorrida no governo de Jair Bolsonaro.

Com isso, a Corte encerra a instrução das ações penais dos núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados da tentativa de golpe do Estado no país para reverter o resultado das eleições de 2022.

O último interrogatório foi realizado nesta segunda (28), com o depoimento do núcleo 3, grupo acusado de planejar ações táticas para efetivar o plano golpista, entre elas, o monitoramento de Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir de agora, os réus têm prazo de cinco dias para apresentarem requerimentos complementares ou solicitar novas diligências. Em seguida, será aberto prazo para as alegações finais dos réus e da PGR, responsável pela acusação.

As informações são da Agência Brasil, que frisa que as alegações representam a última manifestação da defesa e da acusação antes da sentença, que pode condenar ou absolver os acusados. Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.


Leia mais sobre: / / Brasil / Política