Uma pesquisa nos plano de governo dos candidatos a presidente mostra que a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) é a única postulante ao Palácio do Planalto a mencionar Goiás no documento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O estado, no entanto, não é citado de forma exclusiva. A menção aparece em um contexto de proposta para a agricultura familiar e segurança alimentar, e também inclui Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Paraná.
“É preciso considerar a importância dos agricultores familiares para manter a segurança alimentar dos brasileiros, daí porque é estratégico e indispensável o governo investir na agricultura familiar. Esses agricultores garantem a paz social”, diz um trecho do documento.
“Somente em Minas Gerais, estima-se que 295 mil produtores e 7 milhões de trabalhadores se dediquem ao cultivo a cada ano. Além de Minas Gerais, estão entre os maiores produtores nacionais os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso e Paraná e a sobrevivência de milhões de pessoas”, prossegue.
Soraya, vale lembrar, tem tentando vincular sua imagem ao do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Favorito à reeleição, ele, porém, não demonstra intenção de nacionalizar o pleito e evita falar sobre a disputa presidencial.