22 de novembro de 2024
Atualidades

Sonho de um mundo melhor para o jovem embala primeiro dia do VII Fórum Ibero-Americano Fazendo Políticas Juntos

Sonhar para transformar. Agir para acontecer. Essa foi a máxima das atividades que abriram o VII Fórum Ibero-Americano: Fazendo Políticas Juntos – Juventude, Trabalho, Educação, Empreendedorismo e Inovação, na tarde desta terça, 27, no Plenário Arnaldo Süssekind, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Aprendizagem: um caminho de transformação social, foi o tema da palestra magna ministrada pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 9ª Região, Ricardo Tadeu, que falou com muita propriedade a um público formado por jovens aprendizes e autoridades de vários países na área da juventude.

“O jovem vive uma crise profunda na passagem da infância para a vida adulta. Um país que ainda não pode dar o melhor para o seu jovem, tem de protegê-lo e evitar os riscos, pois no desespero de trabalhar ele pode partir para o mundo do crime ou da prostituição”, disse o desembargador que é considerado autor da Lei de Aprendizagem, a lei 10.097, incorporada à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “O jovem precisa de um trabalho especial. O trabalho deve ser uma exceção e sob o manto da escola”, reforçou o desembargador ao defender a aprendizagem como forma de manter o jovem na escola e no mercado de trabalho.

Antes da palestra, a plateia foi saudada e recebeu as boas-vindas da presidente da Liga Ibero-americana, Alejandra Solla; do presidente da instituição anfitriã da Liga Ibero-americana – Rede Pró-Aprendiz, Adair Meira; do secretário nacional da juventude, Bruno Moreira; da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Kátia Magalhães Arruda e do secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes.

Todas as falas defenderam a construção de uma Ibero-america, região que reúne 18 países, que crie, fortaleça e inove nas políticas públicas voltadas para o jovem, sobretudo os que vivem em situação de vulnerabilidade. “É um momento importante para nós, em que vários países se unem para pensar juntos soluções para a nossa juventude”, disse Adair Meira, da Rede Pró –Aprendiz, instituição anfitriã da Liga Ibero-Americana. “Vocês estão construindo história, pois não é possível desenvolvimento com trabalho e exploração infantil”, declarou a ministra Kátia Magalhães Arruda, do TST.

A presidente da Liga Ibero-Americana, Alejandra Solla destacou a necessidade de se avançar em um projeto comum, um pacto ibero-americano de Juventude. O secretário nacional da Juventude, Bruno Moreira, lembrou que depois de sete anos, o Brasil voltou a fazer parte da Organização Internacional da Juventude. Leonardo Arantes ressaltou a importância do trabalho da Fundação Pró-Cerrado, instituição goiana co-realizadora do evento.

A programação desta terça, 27, contou ainda com três paineis, Aprendizagem na Administração Direta Governamental, feito pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, embaixadora do programa Jovem Candango; Programa de Aprendizagem Caixa Econômica Federal, por Maísa Freitas Vasconcelos e Implementação do programa de inclusão laboral de jovens na municipalidade, com Sergi Alegre Calero, vice-prefeito e vereador da Mobilidade e dos Transportes El Prat de Llobregat, Espanha.

Todos os painéis tiveram a participação o público e a programação foi encerrada com a palestra Diálogo sobre a História e Objetivos da Liga, apresentada por Alejandra Solla, presidente da Liga Ibero-Americana e Josep Gassó i Espina,da Fundación Esplai, Ciudadanía Comprometida (Espanha). Dois jovens aprendizes participaram da discussão de forma espontânea e falaram de suas expectativas sobre os programas de aprendizagem.

Nesta quarta, 28, o VII Fórum segue com programação pela manhã e a tarde com painéis e atividades, como o World Café. O VII Fórum Ibero-Americano: Fazendo Políticas Juntos é uma realização da Liga Ibero-Americana de Organizações da Sociedade Civil (La Liga), em parceria com a Fundação Pró-Cerrado (FPC) e Rede Pró-Aprendiz (RPA) e tem programação até esta quarta, 28. O objetivo é mais uma vez reunir autoridades do mundo todo para discutir políticas públicas para a juventude.


Leia mais sobre: Atualidades