Para facilitar o acesso ao certificado de vacinação de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) vai manter 12 unidades de saúde em funcionamento neste sábado (25). A iniciativa é voltada para atender a demanda pelo documento, após exigência obrigatória no ato da matrícula e rematrícula na rede pública de Educação.
Com efeito, durante o sábado (25), das 8h às 17h, equipes de saúde estarão dispostas em 12 unidades para complementarem cadernetas com vacinas de rotina e entregarem o certificado. O documento passou a ser exigência no ato da matrícula para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, até 18 anos, com a publicação da Lei Estadual 22.243 de 28 de agosto de 2023.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília Castro, a procura esteve alta nos últimos dias. “Nos últimos dias temos notado um aumento significativo de pessoas indo até às unidades de saúde em busca da declaração. Por isso, vamos abrir 12 unidades neste sábado para atender esse público”, explica.
A diretora acrescenta que na próxima semana, a SMS espera que a demanda se intensifique mais ainda, com a proximidade do encerramento do período de matrículas, que acontece no dia 30 de novembro.“Lembrando que durante a semana temos 72 salas de vacinas em funcionamento, das 8h às 17h”, pontua.
Conforme a SMS, o certificado está disponível no site ImunizaGyn da Prefeitura de Goiânia e poderá ser impresso antes de ser levado a uma unidade de saúde, juntamente com o cartão ou caderneta de vacinas. No local, o profissional de saúde dará a conferência das doses e, se estiver tudo certo, ele atesta o certificado, caso contrário, a criança ou o adolescente poderá tomar as doses que estejam faltando.
Marília explica que levar o documento já impresso vai agilizar bastante o atendimento. “As unidades também vão poder imprimir o certificado, mas se a pessoa já leva, facilitará o atendimento”, conclui. No caso da falta de alguma vacina do calendário Nacional de Imunização da criança e do adolescente, vai ser inserido no documento a informação do desabastecimento como alerta para que os pais retornem em momento oportuno para administração da vacina. “A falta do imunizante não inviabiliza a matrícula”, explica a diretora.
Confira as unidades de saúde que estão abertas neste sábado: