A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta quarta-feira (30), a 4ª edição do Programa “Intensifica Saúde Goiânia”, com o objetivo de fortalecer serviços de atenção primária na rede de saúde pública da capital. A ação vai acontecer em 79 unidades, com atendimento para gestantes e pessoas com hipertensão, diabetes, além de outros cuidados essenciais.
Nas edições anteriores foram mais de 15.816 atendimentos. Este ano, o atendimento será das 8h às 17h, em 79 unidades de saúde, incluindo 53 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 26 Centros de Saúde (CSs). Além de consultas médicas e odontológicas, os pacientes terão acesso à vacinação, exames laboratoriais, como o de hemoglobina glicada para pacientes diabéticos, e orientações sobre a importância da continuidade dos tratamentos e da atualização dos registros médicos.
Nesta edição, a ação foca em grupos como as gestantes, que necessitam de um acompanhamento adequado de pré-natal. Além disso, mulheres entre 25 e 64 anos que não fizeram exame citopatológico nos últimos três anos, pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes que não tiveram consulta nos últimos seis meses, poderão receber atendimento adequado.
Ademais, também estará sendo realizada a atualização do cartão de vacinas, especialmente para crianças. Com efeito, dentre as vacinas disponíveis, destaca-se a imunização para crianças de 2 meses a 1 ano de idade, incluindo a Pentavalente, que protege contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo B, e a VIP, que protege contra a Poliomielite Inativada.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / saude / SMS Goiânia / Cidades