A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) continua com a campanha de vacinação contra meningite, influenza e covid-19. Ao todo, são 36 postos na cidade atendendo diariamente, sem necessidade de agendamento prévio. Para completar o esquema vacinal, a população só precisa apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS).
De acordo com a SMS, a vacinação contra a meningite, que estava sendo aplicada somente em crianças e adolescentes até 15 anos, e trabalhadores da saúde, voltou a ser liberada para toda a população após a chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A vacinação contra a influenza também continua disponível para a população em geral.
Assim sendo, qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode receber a proteção contra a gripe enquanto durar o estoque de vacinas da cidade. O imunizante trivalente ofertado pelo SUS protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da influenza A e contra a influenza B.
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, destaca que nesta época do ano, é importante se imunizar contra gripe, por conta do aumento de casos da doença. “O contágio da gripe aumenta nesses meses mais secos e frios, o que aumenta a importância dessa proteção. Além disso, a doença pode levar a complicações, internações e até à morte em casos mais graves. Ninguém deve desperdiçar essa proteção segura a gratuita, principalmente as gestantes, crianças e os idosos, que têm tido menor cobertura vacinal”, alerta.
A coordenadora informa também a chegada de novas doses da vacina contra meningite. “Quanto à vacinação contra a meningite, em abril, seguindo recomendação do MS e da Secretaria Estadual (SES), a ampliamos para toda população. Era uma medida excepcional, enquanto houvesse estoque, e durou até o último 7 de maio. Agora, com o recebimento de novas doses, voltamos a liberar para pessoas de todas as idades”, ressalta.
De modo semelhante, a vacina bivalente da Pfizer, que protege contra novas variantes do coronavírus também está disponível nos postos de vacinação da cidade. Renata reitera que qualquer pessoa acima de 18 anos que já tenha recebido ao menos duas doses da monovalente há quatro meses, pode receber o imunizante.
“Mesmo os adultos que já receberam 4 ou 5 doses da vacina monovalente contra a covid-19 precisam receber a bivalente. Estudos científicos já comprovaram que a partir de 4 meses da vacinação cai o nível de proteção no organismo, sendo necessária a aplicação de reforços. Além disso, a vacina bivalente foi atualizada para combater também as novas subvariantes da ômicron. Ela é fundamental”, frisa a coordenadora.
Além de adultos e adolescentes, crianças também podem receber a vacina bivalente. Quem tem de 6 meses a 12 anos de idade é vacinado na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul, Santa Luzia, Bairro Cardoso, Veiga Jardim e Bandeirantes.
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Buriti Sereno
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira