22 de dezembro de 2024
Oportunidade • atualizado em 14/12/2022 às 17:20

SME de Goiânia abre matrículas para educação de jovens e adultos, o EJA

A modalidade especial atende adultos de todas as idades que tiveram os estudos interrompidos e desejam concluir
As aulas acontecem no período noturno com direito a refeição oferecida pela escola. Foto: SME
As aulas acontecem no período noturno com direito a refeição oferecida pela escola. Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o ano de 2023. A modalidade de ensino especial é voltada para adultos, de qualquer idade, que tiveram os estudos interrompidos e desejam concluir. A matrícula é feita preferencialmente pelo site da SME, ou presencialmente nas escolas.

Em toda Goiânia, são 55 escolas e 9 extensões que ofertam vagas para EJA. As aulas acontecem no período noturno, das 19h às 22h, e as extensões em períodos diurnos, em horários alternativos. Podem se inscrever alunos maiores de 15 anos, que tenham abandonado os estudos, sem possibilidade de conclusão em idade adequada, até adultos e idosos.

LEIA TAMBÉM: Rede Municipal de Educação de Goiânia divulga calendário escolar com 201 dias letivos

O EJA

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, ressalta um dos benefícios do EJA, que é o ensino em formato mais rápido e dinânico. “Os alunos podem concluir o ensino fundamental em seis anos, na modalidade presencial. O primeiro segmento (alfabetização – 1ª a 4ª série) tem duração de três anos. O segundo segmento também tem duração de três anos, da 5ª a 8ª série”, explica.

Além do ensino com professores capacitados, os alunos recebem jantar todos os dias na escola. De acordo com o secretário, o ano de 2023 terá mudanças importantes, como o aumento das vagas e nova distribuição de aulas. O objetivo é combater a evasão escolar. “Dados como matrículas, evasão escolar, alfabetização e processo de ensino-aprendizagem foram fundamentais para pensarmos uma cara nova à EJA, de forma que mais pessoas tenham interesse em voltar à sala de aula”, ressalta Bessa.

Matrícula

A matrícula pode ser feita preferencialmente pelo site da SME, mas pode ser efetuada também na própria secretaria da escola. Para se inscrever, são necessários os documentos pessoais, como CPF, identidade e comprovante de endereço. O documento de comprovação de escolaridade não é item obrigatório. Caso o interessado não tenha histórico, passará por uma avaliação para saber qual a sala mais adequada.


Leia mais sobre: / Goiânia