As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (22). A inscrição é gratuita e feita pela internet até a próxima quinta-feira (25), abrindo a possibilidade de os estudantes ingressarem em uma instituição pública de ensino superior.
Os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no Sisu, desde que tenham obtido nota maior que zero da prova de redação e não declararam estar na condição de treineiro.
O Sisu é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza a média da nota do Enem até o limite da oferta de vagas, por curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico. Além disso, as vagas são distribuídas conforme a Lei de Cotas, políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades, como por exemplo vagas reservadas e bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição de ensino.
O resultado da primeira chamada do Sisu está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, com matrículas abertas do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. No período, os estudantes não selecionados devem manifestar interesse na lista de espera, com possibilidade de ingressar na instituição em uma próxima chamada.