O Shopping Estação Goiânia sedia no domingo, 6, a partir das 10h, a primeira edição da Feira Afro Brasil & Cosméticos. Será um dia de programação dedicada à cultura, à dança, aos costumes, ao modo de vestir e ao comportamento da cultura negra, trazendo à comunidade os valores, tradições e peculiaridades da etnia afro-brasileira. A entrada é gratuita.
Na programação do evento o destaque fica para o lançamento de uma linha profissional de produtos voltados para a pele e cabelos negros, além de um salão de beleza especializado em cabelo e maquiagem estilo afro. Também estão previstas apresentações musicais e culturais como o Encrespa, movimento que debate sobre a consciência negra e o racismo em Goiânia; oficinas de acessórios, desfile e rodas de conversa e palestras com especialistas, como a professora do IFG e UFG Ariandeny Furtado e o designer de moda Salmo Francisco da Silva.
Com realização Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (Ceabra), a feira tem como objetivo mostrar a importância social, cultural e econômica que a população negra exerce na sociedade. A idealizadora do evento, Ana Maria Carvalho, afirma que a população afro-brasileira movimenta a economia e reforça a autenticidade da beleza da mulher negra. “Queremos mostrar para a sociedade que o negro tem visibilidade, que consome e que dá lucro, além de aumentar a autoestima da mulher negra. Ser negra é ser bela, é ter mistura de cores e ser valorizada da maneira como ela é. O mercado é voltado apenas para a mulher que tem cabelo liso e a pele clara, e queremos mostrar que a negra não precisa ter essas características para se sentir valorizada”, afirma.
Leia mais sobre: Empresas e Negócios