Um levantamento do Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o setor se serviços em Goiás cresceu 7,2% na variação acumulada do ano. O número apresentado é maior que o dobro da média nacional, que foi de 3,1% no mesmo indicador e período.
A PMS tem como objetivo produzir indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no Brasil.
O que gerou a alta do resultado estadual foram as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,3%) e pelos serviços de informação e comunicação (11,2%). Além disso, o acumulado de 12 meses também apresentou resultados positivos para Goiás, com crescimento de 6,9%, enquanto a média brasileira ficou em 3,6%.
Já na variação interanual, que compara outubro de 2023 com outubro de 2022, o resultado foi ainda mais significativo em relação a média anual. O setor de serviços goiano foi de 4,8% e o Brasil teve resultado negativo de -0,4%.
Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, os dados e bons resultados são reflexos dos esforços da gestão. “Goiás seguirá em busca de crescimento e intensificará ainda mais os trabalhos para a manutenção e fomento do setor”, disse.