Categorias: Notícias do Estado

Setor Agropecuário lidera a criação de empregos no mês de julho em Goiás

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) mostra que o setor agropecuário goiano ocupa novamente a primeira posição no ranking de geração de novos postos de trabalho em Goiás. No mês de julho, houve um saldo positivo de 1.167 empregos gerados. 

Em relação aos outros setores empregatícios, o Estado registrou 2.644 novos empregos em julho, ocupando a 6ª posição no ranking nacional, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e classificados de acordo com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).  

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apesar do setor agropecuário ser sazonal, os números revelam que o segmento continua sendo um dos principais impulsionadores da economia do Estado. “O agro possibilita a criação de emprego e renda e contribui para movimentar a economia nas cidades goianas, favorecendo até mesmo outras cadeias econômicas, como serviços, comércios e indústrias. É um setor que traz benefícios para quem vive no campo e para aqueles que estão nas cidades”, destaca.

Entre os municípios goianos que mais contribuíram para as estatísticas positivas, o Estado de Cristalina está em primeiro lugar, sendo um dos principais polos agrícolas do Estado de Goiás, criou 1.550 novos postos de trabalho em julho. Em segundo aparece Caldas Novas, com 334 empregos criados, e em terceiro Aparecida de Goiânia, com 332. 

De acordo com o Caged, de janeiro a julho deste ano, o saldo geral de empregos em Goiás foi de 31.005 novas vagas. A agropecuária está em segundo lugar na criação de novos postos de trabalho em 2019, tendo um total de 10.029 vagas, enquanto Serviços ocupa a primeira posição, com 10.549.

Atrás do munícipio de Cristalina, os municípios que também vêm registrando grandes índices de criação de postos de trabalho no Estado neste ano são Goiânia (2.890), Rio Verde (2.136) e Goianésia (1.502), tendo como maior impacto a agropecuária e, em último, Anápolis (1.119). 

Beatriz Monna

Notícias Recentes

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024