Em alusão à campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Sesc Goiás realiza, nesta quinta-feira (28), uma palestra com o tema “Cuidados de prevenção à saúde do homem para melhor qualidade de vida”.
O evento acontece às 19h, no Auditório Sesc Cidadania, no Jardim América, e conta com o apoio da CDI G (Centro de Diagnóstico por Imagem de Goiânia). A ação é gratuita e aberta ao público. Os interessados podem fazer a retirada dos ingressos por meio do site Sympla, neste link.
Para ressaltar a importância de prevenção e cuidados com a doença, o médico Dr. Vitor Simões de Oliveira e o fisioterapeuta Thiago Vilela Lemos subirão ao palco para explicar o tema, combatendo desinformações e preconceitos sobre o câncer de próstata.
De acordo com o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o evento reforça a importância do autocuidado à saúde. “O Sesc traz, por meio dessa palestra, um momento para que tanto os nossos colaboradores, quanto pais, filhos e demais reflitam e discutam, de forma saudável, um tema que é de extrema importância e afeta a vida de milhares de homens e famílias”, diz.
Além da palestra, a equipe de enfermagem do CDI realizará testes de glicemia e verificação de pressão arterial. Os participantes também terão acesso a certificados de presença.
O que é Novembro Azul?
Intitulado mês de combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde do homem e visa alertar sobre a importância de diagnosticar a doença de forma precoce. A iniciativa foi lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011, com o objetivo de alertar para a condição, que é a mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.
Para endossar ainda mais o tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) iniciaram ações importantes, tornando a data o maior movimento em prol da saúde masculina.
Dentre os cuidados básicos que devem ser seguidos, estão a realização de alguns exames, como: verificação de pressão arterial, hemograma completo, dosagem de glicemia, dosagem de colesterol, testes de urina, atualização da carteira de vacinação, e verificação do perímetro abdominal e do índice de massa corporal (IMC), além do exame de próstata.