Publicidade
Notícias do Estado
| Em 1 ano atrás

SES-GO realiza campanha de prevenção ao suicídio

Compartilhar

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza campanha de prevenção e conscientização contra o suicídio. A ação marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado no próximo domingo (10).

No estado, somente de 2019 a agosto de 2023, mais de 2,8 mil pessoas tiraram a própria vida. Quando se fala em tentativas, o número é quase seis vezes maior, o que coloca Goiás em oitavo lugar no país. Com o tema: “Já parou para falar com alguém hoje?”, o Setembro Amarelo de 2023 foca no autocuidado e no acolhimento do próximo.

Publicidade

Cuidados de prevenção

A coordenadora de Cuidados da Saúde às Pessoas em Situação de Violência das SES, Ana Maria Porto, destaca que uma das formas de evitar o suicídio é aumentar os canais de escuta e acolhimento. “O diálogo sobre autocuidado e escuta podem salvar vidas. Isso funciona dos dois lados. Se eu preciso de ajuda eu vou ser incentivado a me comunicar. E se eu posso oferecer escuta eu preciso estar atento a esse cuidado”, ressalta.

Publicidade

Em Goiás, a faixa etária que concentra o maior número de pessoas que cometem suicídio é a de 20 a 59 anos. “Se você ou alguém que você conhece, está passando por dificuldades, não hesite em procurar ajuda profissional. Lembre-se de que você não está sozinho”, reforça a coordenadora.

Publicidade

As orientações, de modo geral, envolvem sinais como isolamento e distanciamento da família, dos amigos e da comunidade; mudanças no desempenho no trabalho ou nos estudos; falas como “tenho vontade de sumir”, “acho que estarão melhor sem mim”, ou outras que remetem à falta de sentido da vida; publicações nas redes sociais com conteúdo de cunho pessimista, autodepreciativo, entre outros.

Ações da SES

O Dia D para ações nos municípios está previsto para o dia 20. A SES orienta todas as suas unidades, incluindo as regionais de saúde, a realizarem atividades com palestras e rodas de conversas em prol da campanha, de forma a envolver a população. Além disso, também fazem parte as orientações sobre sinais e o que fazer em caso de identificação da pessoa com sintomas de problemas psicológicos e emocionais.

Publicidade

Para atendimento, os interessados devem buscar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Pronto Atendimento (UPAs), Samu 192, entre outros. E, ainda, a escuta emergencial do Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188 (ligação gratuita). Em caso de risco iminente de suicídio, ligue no 190 ou 193.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.