De 21h00 de quinta, 14, até domingo, 17, a secretaria da Economia decidiu suspender os serviços online para ajuste no armazenamento de dados de seus servidores. Apenas a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) estará em funcionamento. Entre os suspensos, estão a emissão de Nota Fsical Avulsa, Documento de Arrecadação Estadual e Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais.
NOTA
A Secretaria de Estado da Economia informa que todos os serviços ficarão indisponíveis de quinta-feira (14/11), a partir das 21 horas, até domingo (17/11) desta semana, exceto a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O motivo é que durante esse período a Superintendência de Tecnologia da Informação fará a migração do banco de dados da Receita Estadual a fim de aumentar a capacidade de armazenamento de dados e melhorar a disponibilidade para os contribuintes.
A Nota Fiscal Avulsa (NFA), a emissão e consulta do Documento de Arrecadação Estadual (DARE) e Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) são exemplos de serviços que ficarão suspensos. Como esses sistemas não dispõem de emissão em contingência, a orientação ao contribuinte é que se programem para emissão dos documentos para data anterior ou posterior ao período da migração a fim de evitar contratempo.
No caso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que não será atingida pela mudança, caso ocorra instabilidade no sistema o contribuinte poderá utilizar a emissão em contingência, pela SVC – Sefaz Virtual de Contingência, ou qualquer outra alternativa de contingência.
A Superintendência de Tecnologia da Informação ressalta que o novo ambiente de produção, é mais moderno e com maior capacidade de processamento para atender o crescimento da emissão de nota fiscal. Todos os serviços voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (18/11).
Comunicação Setorial – Economia