O serviço Exporta Fácil, criado no Brasil há 15 anos pelos Correios, será levado a diversos outros países pela União Postal Universal (UPU), organização internacional que reúne os players do setor postal. A solução permite a micro, pequenas e médias empresas (MPEs) expandirem sua base de clientes internacionalmente por meio de uma exportação simplificada e com preços reduzidos. Com base no sucesso da experiência brasileira, a UPU, em parceria com o Governo Brasileiro, lançou o Easy Export Programme, que irá ajudar governos de diversos países na criação de sistemas que facilitem a exportação para as MPEs locais. O programa baseia-se em três pilares: baixos custos de exportação, simplicidade e cobertura nacional.
A primeira nação a participar do projeto da UPU será a Tunísia, que possui cerca de 600 mil empresas, das quais, 98% possui menos de 10 empregados. A expectativa é lançar a solução Easy Export até o final do ano. O serviço deverá ser customizado em cada localidade para se adequar às diferentes realidades e recursos disponíveis. Para isso, a UPU fornecerá assistência técnica e profissional na implantação da metodologia que foi criada em conjunto com o Brasil por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
“Para nós, é um orgulho dar origem a uma iniciativa tão importante. O mundo está cada vez mais globalizado e é um absurdo que as micro e pequenas empresas não consigam aproveitar os benefícios desse encurtamento de distâncias que a tecnologia nos proporciona. Há 15 anos, os Correios, em parceria com outras instituições públicas brasileiras, apoiam as MPEs que desejam exportar, levando desenvolvimento a todos os cantos do País. Os resultados do Exporta Fácil são incríveis”, destaca o presidente dos Correios, Guilherme Campos, referindo-se aos números obtidos pelo projeto no Brasil. Antes dele, vender para fora do Brasil representava 16% do valor da mercadoria exportada. Hoje, esse custo é de 1%. Além disso, as exportações cresceram de 12 mil dólares no primeiro ano do projeto para 230 mil dólares em 2016.
O projeto foi tema de matéria na revista Union Postale, publicada pela UPU. O conteúdo na íntegra pode ser conferido no site.
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