23 de dezembro de 2024
Comurg

Serviço do Cata-Treco dentro de residências é retomado nesta quinta-feira (12)

Equipes estão autorizadas a buscar móveis para descarte dentro das residências, quando houver solicitação dos moradores
Funcionários voltam a colher em residências, de forma gratuita, móveis para descarte. Foto: Luciano Magalhães/Comurg
Funcionários voltam a colher em residências, de forma gratuita, móveis para descarte. Foto: Luciano Magalhães/Comurg

Equipes que atuam no programa Cata-Treco, da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), voltam a recolher, dentro de residências, a partir desta quinta-feira (12), móveis destinados para descarte. O serviço é realizado de forma gratuita e visa evitar que os objetos sejam despojados em vias públicas, de forma irregular. 

Por conta da pandemia de Covid-19, os trabalhadores permaneceram autorizados a recolher apenas o que estivesse fora das casas, nos últimos meses. O prefeito Rogério Cruz entende que, com o avanço da vacinação e queda no número de casos e mortes causadas pela Covid-19, a retomada dos serviços do Cata-Treco, na sua totalidade, é essencial para a ampliar a qualidade na prestação do serviço.

“Hoje, após dois anos de pandemia, podemos comemorar o retorno do atendimento nas residências, e esperamos ampliar a participação da comunidade no Cata-treco, evitando assim que móveis, eletrodomésticos e outros itens sejam descartados em vias públicas”, salienta o presidente da Companhia, Alisson Borges.

O Cata-Treco atende mediante agendamento prévio e todo o material recolhido é encaminhado para cooperativas cadastradas pela prefeitura. A Comurg solicita que, quando for possível, os móveis sejam desmontados antes de a equipe chegar, o que facilita inclusive a transportá-los entre corredores e portas. 

Balanço

Nos quatro primeiros meses de 2022, a Comurg recolheu 21.310 objetos, por meio do Cata-Treco. Houve um incremento de 25% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram coletados 15.660 objetos. Do total recolhido, 17.718 eram móveis, com maior incidência de portas de guarda-roupas (6.142 unidades) e sofás (2.310). O balanço também apresenta volume significativo de camas, cadeiras, colchões, mesas e eletrodomésticos.

A Companhia orienta que para fazer a solicitação do serviço, basta ligar no número (62) 3524-8555, por meio do WhatsApp (62) 98596-8555, ou ainda usar o aplicativo Prefeitura 24 horas. Feito isso, um funcionário da Companhia entrará em contato para fazer o agendamento, e a coleta é realizada em até 20 dias.


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