Até 2014, instituição pretende ampliar sua rede de ensino e praticamente dobrar número de matrículas, com oferta cada vez maior de cursos que vão da aprendizagem à graduação tecnológica, além de aumentar portfólio de serviços nas áreas de tecnologia e inovação
Em meio à crescente demanda por mão de obra qualificada, o Senai Goiás se prepara para investir R$ 85 milhões, até 2014, na expansão de sua rede de ensino, que oferece hoje cerca de 400 tipos de cursos ministrados em 20 unidades e núcleos estrategicamente localizados nos principais polos industriais do Estado. A meta é atingir, em dois anos, 200 mil matrículas anuais, quase o dobro do que foi alcançado em 2010 (113.516) e 78% superior a 2011 (123.511 matrículas).
A iniciativa integra pacote de modernização que prevê a aplicação de R$ 3 bilhões em todas as unidades da instituição espalhadas pelo País. Metade do dinheiro sairá de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e a maior parte do investimento será concentrada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, devido à melhor distribuição territorial da indústria no Brasil.
O projeto de expansão da rede de educação profissional faz parte do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Senai Nacional, apresentado à presidente Dilma Rousseff, durante visita à CNI, dia 13 de abril. “O Senai é o que temos de mais qualificado para transformar pesquisa e o modelo de inovação brasileiros”, disse ela na ocasião.
Uma das principais diretrizes do programa é a formação de profissionais em número cada vez maior para atender às necessidades específicas das indústrias, além do aumento significativo da oferta de serviços técnicos e tecnológicos especializados, com produtos de maior complexidade e valor agregado.
Goiás terá institutos de tecnologia em quatro áreas
Em Goiás, o Programa Senai de Apoio à Competitividade será lançado oficialmente nessa quinta-feira (31), durante solenidade na Escola Senai Vila Canaã, em Goiânia.
Para o projeto de expansão de sua rede de ensino, o Senai Goiás irá aplicar recursos na área de mecânica agrícola e adquirir mais quatro unidades móveis (oficinas autotransportáveis), nas áreas de alimentos e bebidas, manutenção industrial, manutenção de máquinas pesadas e de solda. O objetivo é atender de perto às necessidades diversificadas dos grandes empreendimentos que se instalam em diferentes regiões do Estado e dinamizar as ações de formação profissional desenvolvidas em parceria com empresas, sindicatos, associações e prefeituras.
Também serão criados Institutos Senai de Tecnologia (IST) nas áreas de alimentos, automação e química industrial, além do Instituto Senai de Inovação, com foco em logística. Essas unidades serão aliadas das empresas no desenvolvimento integrado de produtos e processos, pesquisa aplicada, solução de problemas complexos e antecipação de tendências tecnológicas. Os institutos também formarão profissionais para gerar conhecimento e desenvolver tecnologias que atendam às demandas das indústrias. (Fieg)