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Goiás - Estado
| Em 2 anos atrás

Semana do MEI é realizada em Aparecida de Goiânia tem programação gratuita; confira

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A Secretaria de Industria e Comércio de Aparecida de Goiânia (Sic), em parceria com o Sebrae Goiás, Casa do Empreendedor e da Incubadora 3D, realiza a Semana do Microempreendedor Individual. A ação, que acontece já na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de maio, promoverá atividades gratuitas.

Dentre o que será oferecido, estão oficinas e palestras para quem já tem sua empresa ou para os que estão pensando em empreender. Segundo dados da Sic, Aparecida conta atualmente com mais de 18 mil CNPJs MEI ativos. Durante essa semana os empreendedores poderão se aprofundar nas práticas de negócios para fazer a gerencia de contas, direitos empresariais, atendimentos e consultorias oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura e seus parceiros: Sebrae, Casa do Empreendedor e Incubadora 3D.

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As inscrições poderão ser feitas até o dia do evento de forma online e presencial, no CEU das Artes Orlando Alves Carneiro, na Avenida V-5, Cidade Vera Cruz, onde tudo acontecerá. Para se inscrever, basta acessar o formulário clicando aqui, ou entrar em contato com as equipes da SIC pelo WhatsApp 62 3248-7231.

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Confira a programação completa da Semana do MEI

Dia 22

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10h00: Palestra – Direito e Deveres do MEI

18h30 Palestra – Como reconhecer as Características Empreendedoras de Sucesso

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Dia 23

08h00 as 12h00: Atendimentos e consultorias

14h Oficina – Como administrar seu pequeno negócio 18h30 Oficina: Fluxo de caixa e capital de giro

Dia 24

08h00 as 12h00: Atendimentos e consultorias

14h00 Oficina – Formação de preço de venda 18h30 Oficina: Como aumentar suas vendas

Dia 25

08h00 as 12h00: Atendimentos e consultorias

18h30 Palestra – Boas Razões para investir em Marketing Digital

Dia 26

08h00 as 12h00: Atendimentos e consultorias

Em Goiás

Durante a semana, os empreendedores podem participar de palestras, workshops, cursos, oficinas e atendimentos gratuitos oferecidos pelo Sebrae contará com mais de 180 ações em 76 municípios de Goiás. Em 2022, Goiás realizou 8.450 atendimentos, e a meta deste ano é um desafio: realizar 9.600 atendimentos a microempreendedores individuas ou empresários que pensam em montar o próprio negócio.

Coordenada pelo Sebrae Nacional, o evento tem como objetivo orientar e capacitar empreendedores formalizados para melhoria e desenvolvimento do seu negócio e para potenciais empreendedores que pretendem se formalizar. “As principais vantagens para os MEIs incluem a oportunidade de aprender novas habilidades e técnicas para melhorar o negócio, além de obter informações sobre as tendências do mercado e como se manter competitivo”, explica Thalita Dias, analista e gestora estadual da Semana do MEI no Sebrae Goiás.

Os MEIs também podem aproveitar a semana para esclarecer dúvidas sobre a formalização do negócio, conseguir orientações sobre finanças e marketing e entrar em contato com novos fornecedores e clientes. No Sebrae Goiás os atendimentos acontecem nas 13 agências, nas Salas do Empreendedor e também serão feitos pela rede de instrutores e consultores credenciados e pelos parceiros.

Para conhecer a programação, os interessados podem acessar diretamente o site para visualizar as ações no seu município. A gestora estadual do evento adianta que serão oferecidas uma gama de atividades com temas sobre finanças, marketing, gestão, planejamento e legislação específica para os microempreendedores individuais. “Também teremos orientações sobre crédito, uma das principais dúvidas dos empreendedores”, ressalta Thalita.

As inscrições para as ações da Semana do MEI podem ser feitas pelo site. Para as capacitações, o número de vagas é limitado, e a gestora da ação orienta os interessados a fazerem as inscrições com antecedência. Thalita ainda explica que nos pontos de atendimento as inscrições serão feitas por ordem de chegada, e uma equipe de profissionais estará preparada para esse atendimento.

Página exclusiva sobre o MEI

Na página exclusiva para o microempreendedor individual (MEI) do Sebrae Goiás, em um único local, o empresário pode encontrar todas as informações que precisa para se formalizar ou para fazer a gestão do seu negócio.

Para aquele que já é MEI e precisa emitir seu Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou nota fiscal, ou realizar sua declaração anual, o cliente encontrará os caminhos dentro dessa página. De acordo com a analista e gestora da Semana do MEI no Sebrae Goiás, Thalita Dias, nessa página exclusiva o empreendedor tem acesso a várias ideias de negócios, orientação sobre benefícios e as características do microempreendedor individual. “Tudo reunido em um único lugar para facilitar o acesso aos atuais e futuros clientes.”

Qual é o conceito do microempreendedor individual?

O microempreendedor individual (MEI) é um modelo simplificado de negócio criado em 2009 para facilitar a formalização de trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores, com um limite anual de faturamento de R$ 81.000,00. “É a pessoa que trabalha com pequenos negócios e que, ao se formalizar, vai conquistar uma série de benefícios que possibilita facilidades e oportuniza o sucesso do empreendimento”, enfatiza Thalita.

Ao se tornar um MEI, o empreendedor tem acesso a diversos benefícios, como a possibilidade de emitir notas fiscais, um CNPJ e acesso a benefícios previdenciários. O processo de abertura do MEI é todo feito on-line, e existem mais de 15 milhões de MEIs atualmente no Brasil, representando quase 70% das empresas existentes. A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, foi a responsável por instituir o MEI no Brasil.

Quais as exigências para se cadastrar como MEI?

Há algumas exigências para a formalização do microempreendedor individual: não pode ter sócio; não pode ser sócio ou administrador titular de uma empresa; a empresa não pode ter filial; o negócio pode ter apenas um empregado, entre outras. Todas as informações para quem tem interesse de se formalizar estão na na página do MEI do Sebrae Goiás.

Para quem não tem acesso às informações digitais, o empresário pode procurar por informações nos pontos de atendimento no Sebrae em Goiânia, nas agências regionais e nas Salas do Empreendedor que estão em vários municípios do estado.

MEIs representam cerca de 60% das empresas em Goiás

Atualmente o número de MEI em Goiás é de 437.812, o que representa 59% do total de pequenos negócios no estado. Os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Valparaíso e Luziânia possuem o maior número de MEIs. O maior quantitativo de empresas está registrado no setor de serviços (47%), seguido do setor de comércio (32%) e indústria (11%).

Esses dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Sebrae Goiás para saber o perfil e identificar as principais necessidades dos microempreendedores individuais do estado. A coleta de dados foi feita entre os dias 14 e 24 de abril deste ano. A base de erro está em 5%, com nível de confiança de 95%.

Os três segmentos com maior número de empresas inscritas são, respectivamente: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (7%); cabelereiros, manicure e pedicure (7%); e setor de promoção de vendas (5%). A pesquisa mostra que a maioria dos microempreendedores individuais de Goiás é do gênero masculino (56%) na faixa etária de 31 a 50 anos (55%). A capital Goiânia concentra 28% dos MEIs cadastrados no estado.

Para se ter uma ideia da importância dos MEIs, em 70% dos casos a renda individual do(a) empreendedor(a) é exclusivamente oriunda de sua atividade como MEI, e em 55% dos casos a principal fonte de renda da família também é o empreendimento. A renda mensal média da família se concentra entre dois e quatro salários mínimos (61%).

A pesquisa mostra que as principais motivações para empreender são: ter independência (52%) e a necessidade de ter uma fonte de renda (33%). E o principal motivo que levou os(as) empreendedores(as) a se formalizarem como MEI foram os benefícios do registro formal (27%), seguido pela baixa carga tributária (21%) e benefícios do INSS (21%).

Já as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados atualmente na gestão do empreendimento são: falta de crédito (57%) e a expansão do negócio (39%). Já os temas que mais interessam aos empreendedores são: administração financeira (44%), benefícios e/ou obrigações do MEI (28%) e vendas pela internet (28%).

Leia também: Inscrições para o 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo estão abertas; confira detalhes

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Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.