O mês de novembro em Goiás promete ser o mais frio dos últimos 25 anos. O frio já começa a dar as caras logo nesta terça-feira (1), no primeiro dia do mês. De acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a queda dos termômetros virá acompanhada de chuvas e rajadas de vento, com temperaturas que podem chegar a 10ºC no sudoeste do Estado, e 14ºC na capital.
A frente fria vinda do Sul do país foi intensificada por uma massa de ar polar, propiciando a formação de áreas de instabilidade. A expectativa é de pancadas de chuvas isoladas, em todo o Estado, que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos e raios.
Segundo o gerente da Cimehgo, André Amorim, a previsão é de baixas temperaturas, especialmente no sudoeste de Goiás, região em que ficam as cidades de Rio Verde, Jataí e Acreúna. “A expectativa na região sudoeste do Estado é de 10ºC a 12ºC”. Os goianienses também vão ser obrigados a tirar os casados do armário. “Na capital, de 14ºC a 15ºC”, acrescenta André sobre a estimativa.
A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o primeiro fim de semana de novembro, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente nas áreas mais altas da Região Sul do país. Em Goiás, o frio deve permanecer por 2 a 3 dias, podendo se estender até sexta-feira (4). “Mas vai variar. Não ficando todos os dias com a mesma intensidade”, explica o gerente da Cimehgo.