Ernesto Valverde, 53, é o novo técnico do Barcelona. Ele era o favorito ao cargo e a confirmação aconteceu nesta segunda (29). Vai substituir Luis Enrique, que deixa a equipe após três anos no comando.
Valverde foi escolhido pelo trabalho realizado no Athletic Bilbao nos últimos quatro anos. Embora não tenha conquistado títulos de expressão, a equipe fez boas campanhas e o treinador ficou conhecido por dar chance a jogadores revelados pelas categorias de base. Ele levou o Athletic à vitória na Supercopa da Espanha de 2015, um troféu de segundo escalão no país. Mas o obteve sobre o próprio Barcelona.
A chegada do novo técnico acontece com a intenção de recolocar o Barcelona no topo do futebol europeu. Entre os principais títulos que disputou na temporada, o clube conquistou apenas a Copa do Rei ao derrotar o Alavés no último domingo (28). Foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa e ficou em segundo no
Campeonato Espanhol. As contratações feitas pela diretoria foram criticadas por torcedores e parte da imprensa.
O período mais vencedor de sua carreira aconteceu no Olympiacos (GRE), onde venceu o Campeonato Grego em 2009, 2011 e 2012.
Como atacante, Valverde jogou pelo Barcelona entre 1998 e 1990. Foi campeão da extinta Recopa europeia em 1989 e da Copa do Rei no ano seguinte.
Leia mais sobre: Esportes