Foi inaugurada a quarta unidade do serviço do Atende Fácil da Prefeitura de Goiânia, uma espécie de Vapt Vupt da administração municipal. A loja inaugurada está localizada na Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol, na região noroeste da capital. A prefeitura não terá custo de aluguel. O proprietário de uma galeria, cedeu o espaço, e a gestão municipal montou parte da estrutura e enviou equipe de funcionários para trabalhar no local.
A capacidade do local é de promover até 300 atendimentos por dia. O secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo, explica que mesmo com vários serviços disponibilizados via internet, há algumas demandas que só podem ser resolvidas pessoalmente. Para não gerar transtornos de grandes deslocamentos até o Paço, foi que a prefeitura decidiu abrir unidades em pontos estratégicos de Goiânia.
“A internet demanda um conhecimento do contribuinte para realizar um serviço, porque ele vai ter que fazer o processo praticamente sozinho. Há muitos contribuintes que ainda não conseguem ter o conhecimento para resolver os problemas e o Atende Fácil vem para ajudar isso. Há alguns casos que são fora da curva, que não são resolvidos pela internet, o contribuinte ao invés de se deslocar até o Paço, o cidadão que mora aqui na região noroeste, tem um transtorno, as unidades ajudam a resolver o problema”, argumentou o secretário Alessandro Melo.
O prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), explicou a reportagem do Diário de Goiás que há intenção de abrir outras unidades pela cidade. Pelo menos um novo ponto do Atende Fácil deverá ser aberto até o final da administração dele. Ao ter parceria com proprietário dos locais, Iris disse que isso é o verdadeiro Mutirão.
Nós temos aproveitado o espírito público e o sentimento de amor pela cidade, a empresa não titubeou e cedeu a prefeitura sem custos. De forma que é aquilo que implantei, o sistema Mutirão, é todo mundo dar as mãos. Essa já é a quarta e vamos desenvolvendo, praticamente sem gastos”, declarou Iris Rezende.
O secretário de Finanças, Alessandro Melo, explicou que a prefeitura busca instalar o Atende Fácil em espaços que serão benéficos tanto para a administração municipal, quanto para comerciantes e donos de empreendimentos.
“Geralmente a gente busca empreendimentos onde o Atende Fácil será âncora, vai trazer público, entendendo que o Atende Fácil atrai público, vai acabar gastando nas lojas do empreendimento, no bairro, acaba investindo e abrindo as lojas. A gente tem tido uma procura muito grande de empreendedores querendo fazer parceria com o Município de Goiânia. Para esta loja, tivemos quatro propostas”, disse o secretário.
Serviços
A rede Atende Fácil oferta à população mais de 300 serviços relacionados às secretarias de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh); Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec); Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), além da Finanças (Sefin), da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Vigilância Sanitária. Nela é possível se cadastrar no Sistema Nacional de Emprego (Sine), formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), parcelar débitos e, entre outros, se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida.
Além da Mangalô, a Prefeitura tem unidades próprias de atendimento no Paço Municipal, Park Lozandes; Shopping Cidade Jardim e na Antiga Estação Ferroviária, próximo a Rodoviária de Goiânia. Os atendimentos são realizados por meio de senha e há mecanismos de avaliação do serviço prestado pelos servidores.
{nomultithumb}
Leia mais sobre: atende facil / Iris Rezende / Prefeitura de Goiânia / Cidades