O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), empossado nesta quarta-feira (1º), reafirmou em seu discurso de posse que sabe o que a cidade precisa e já iniciou as articulações para resolver os problemas. De acordo com ele, não faltarão vagas em Cmeis, o atendimento na Saúde será regularizado, a limpeza urbana mais eficaz e a mobilidade reajustada com algumas intervenções práticas a serem implementadas a partir desta quinta-feira (2).
De início, Mabel relatou que está organizando mutirões para o primeiro final de semana de gestão. “Goiânia tem pressa e muito trabalho a ser feito. Nós trabalharemos incansavelmente para que possamos resolver todos esses problemas que afligem a nossa cidade nesses próximos quatro anos”, disse.
O novo prefeito declarou que, como gestor, estudou as principais demandas da cidade e sabe do que Goiânia precisa. No Paço Municipal, onde fica localizada a Administração Municipal da Prefeitura, Mabel mandou fixar uma faixa em que se lê: “Estamos sob nova direção”, sinalizando as mudanças.
Eu sou um gerente que sei o que a cidade precisa e sei o que precisa ser feito e eu não aceito “não dar” como resposta, eu não aceito “não dar” como desculpa.
Limpeza urbana
Após a polêmica aprovação e sanção da cobrança da Taxa do Lixo, Mabel justificou a novidade e prometeu que será um reforço para garantir o atendimento eficaz. “Quando se implanta uma Taxa de Lixo, como nós implantamos por uma obrigação que a justiça nos impõe que seja implantada, nós não podemos, em nenhum momento, prevaricar com essa cidade suja desse jeito”, destacou.
O prefeito prometeu que, dentro de alguns meses, “o lixo vai ser problema do passado”. Mabel declarou que está de olho no trabalho desempenhado pela empresa responsável pela limpeza da capital. “Nós também tivemos uma conversa séria com a Limpa Gyn, essa empresa de coleta de lixo, uma empresa preparada, tem bons equipamentos, tem bons profissionais, só que precisa cumprir melhor o papel dela. Eu tenho conversado duro com esse pessoal”, afirmou.
Educação e Saúde
Na Educação, assegurou que resolverá o problema histório de déficit de vagas nas unidades de ensino. “Nós vamos colocar, até março, pelo menos umas 5 mil crianças na escola e no primeiro semestre não vai ficar nem um menino fora de creche, nem um menino vai ficar sem a creche”, prometeu.
Mabel também reafirmou que a Saúde será sua prioridade. “Não faltarão remédios nos postos de saúde, nem médicos, nós vamos arrumar um por um. É lógico que tudo não acontece num dia só, mas nós vamos arrumar todos os postos de saúde e colocar médicos e remédios”, disse.
Entre a principal promessa, a reorganização e regulação do sistema em prazo recorde. “Dentro de 30 dias nós teremos 24 horas de pediatria em todos os Cais e todas as UPAs, plantão em todos os Cais e todas as UPAs”, detalhou.
Mobilidade urbana
Entre as primeiras ações a serem implementadas, está a mobilidade, com melhorias no fluxo de trânsito, implantação de inteligência semafórica e priorização do transporte coletivo. “Iniciaremos uma grande movimentação na mobilidade, onde colocaremos os 250 quilômetros de corredores para andar. Nós vamos tirar uma porção de carros que estacionam, tartaruguinha, táxi que fica parado, que vai para as ruas laterais, vamos arrumar essa cidade para andar em três pistas, todas as avenidas”, afirmou
Para o trânsito fluir mais livremente, Mabel vai dar destaque para o transporte coletivo. “Nós vamos fazer um trânsito que flui, vocês vão para casa e vão voltar de casa mais rápido, a cidade vai ser dirigida pelos ônibus, os ônibus irão ter prioridade”. “Nós vamos colocar um sistema de semáforos eletrônicos, dentro desse primeiro ano terá tudo instalado, aonde que quem comanda é a chegada do ônibus, o BRT vai funcionar que nem um metrô”, completou.
Por fim, Sandro pediu a compreensão e a colaboração dos vereadores e da população. “Será um mandato para devolver a alegria do goianiense, devolver a autoestima pela nossa cidade e fazer a população mais feliz, fazer com que a população volte a ter autoestima pela nossa cidade. Lógico que nós não iremos arrumar todos os problemas da cidade imediatamente, porém, em um ano, teremos outra cidade e isso com a ajuda dos nossos vereadores e vereadoras que irão trabalhar juntos com a gente, de mão dadas, trazendo os problemas dos seus bairros, fazendo o trabalho que precisa ser feito”, pontou o novo prefeito de Goiânia.
Leia mais sobre: Cerimônia de posse / Prefeito de Goiânia / Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia / Política