Após o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB), anunciar apoio a pré-candidatura do candidato do PL, Professor Alcides, e romper com grupo aliado a base governista, a maioria dos secretários municipais de Aparecida declararam apoio ao pré-candidato do MDB, Leandro Vilela. Na última semana, Vilmar exonerou secretários ligados a Vilela, resultado de uma divisão de lados, consagrada depois da escolha de Ronaldo Caiado (UB) em não apoiá-lo na candidatura à reeleição.
Nesta segunda-feira (29), Leandro Vilela recebeu apoio oficial de dezenas de secretários, entre eles os exonerados por Mariano: Davi Mendanha (ex-Desenvolvimento Urbano), Idelma Oliveira (ex-Educação) e Ozéias Laurentino Júnior (ex-Comunicação), além de Lincoln dos Santos (ex-Chefe de Gabinete do Prefeito) e Livia Fernandes (ex-secretária do Gabinete).
Além destes, alguns secretários que ainda estão na gestão também manifestaram apoio a Leandro. Os secretários Alessandro Magalhães (Saúde), Divino Ajax (Articulação Metropolitana), Jeferson Ferreira (Trabalho), Sandro Cristopher (Ciência e Tecnologia), Carlinhos Moreira (Articulação Política), Robes Venâncio (AparecidaPrev) e Vanilson Bueno (Relações Institucionais), Marcos Alcântara (Cultura), Pollyana Borges (Governo), Deivison da Costa (Defesa do Consumidor), Mariana Castro (Habitação), Amanda Costa (Meio Ambiente) e o procurador-geral do Município, Fábio Camargo, se posicionaram como aliados do candidato da base governista.
Rompendo alianças
O ato ocorre após o prefeito Vilmar Mariano romper com o grupo que elegeu os prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha, e com o governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB). Leandro agradeceu aos companheiros e criticou as atitudes recentes do atual prefeito.“Esse gesto não vou esquecer nunca na minha vida. Eu virando prefeito não vou perseguir nenhum servidor como o atual prefeito está fazendo. Se ele é prefeito é graças ao grupo que elegeu Maguito e Gustavo e o que ele está fazendo é um ato de ingratidão, de deslealdade”, disse Leandro Vilela.
De acordo os emedebistas, as demissões são atitudes de deslealdade do atual prefeito com Gustavo, que o escolheu para ser vice em 2020, e com todas pessoas que trabalham por Aparecida. O ex-prefeito Gustavo Mendanha também agradeceu o apoio dos secretários e secretárias e lembrou que muitos estão ajudando Aparecida desde o mandato de Maguito. “Nós temos o pré-candidato e a equipe mais preparada para Aparecida seguir avançando daqui pra frente”, afirmou Mendanha.
Apoio de outros partidos
O ex-deputado estadual Marlúcio Pereira (PRTB), que chegou a colocar seu nome a disposição para ser pré-candidato a prefeito, confirmou também que vai caminhar ao lado de Leandro. Na gestão de Vilmar, Marlúcio foi secretário de Articulação Política e Habitação. Marlúcio também participou da reunião, que aconteceu em abril, onde o prefeito Vilmar fechou acordo com o governador Ronaldo Caiado e pediu mais prazo para crescer nas pesquisas, o que não ocorreu, sendo substituído no final de junho por Leandro Vilela.
Além dos secretários, o líder do Governo na Câmara, Isaac Martins (UB); a vereadora e ex-secretária do Meio Ambiente, Valéria Pettersen (MDB); Mayara Mendanha, ex-secretária de Assistência Social; e os presidentes dos sete partidos, que apoiam Leandro Viela, Japão (Podemos); Martins Café (DC); Larissa Bom Jardim (PSD) e Vinício Vicente (SD) também estiveram presentes na reunião.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Leandro Vilela / Vilmar Mariano / Eleições 2024 / Política