07 de agosto de 2024
Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:44

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à hanseníase

(Foto: Prefeitura de Goiânia/ Anna Lúcia Almeida)
(Foto: Prefeitura de Goiânia/ Anna Lúcia Almeida)

Na manhã desta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realizou a abertura da campanha de combate contra à hanseníase, no Cais da Chácara do Governador. Registrando o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, que foi comemorado no último domingo deste mês, as ação de prevenção, de diagnóstico e tratamento ocorrerão entre os dias 25 e 31 de janeiro, nos Distritos Sanitário e Unidades Básicas de Saúde.

Com o tema “Hanseníase: Quem tem informação, busca atendimento”, a ação tem como principal objetivo alertar a população para os sintomas e tratamento da doença. De acordo coma a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Flúvia Amorim a campanha tem como intuito sensibilizar a população para o diagnóstico precoce e a importância do tratamento contra hanseníase.

Casos da doença na capital sofreram queda nos últimos anos. No anos de 2016 foram registrados 157 novos caso, o que equivale a 44 casos a menos que em 2015. Para Flúvia atualmente Goiânia possui 10 casos para cada 100 mil habitantes. “A meta da SMS é chegar a 2 casos para 100 mil habitantes” ressalta.

A ação ainda vai contar com a parceria do Concelho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Goiás e Distrito Federal (CREFITO 11).

Sintomas

Os sintomas da Hanseníase pode ser percebido, caso apareçam manchas brabcas ou avermelhadas pelo corpo, com dormência, perda de pelos e/ ou falta se suor nos locais das manchas. O contágio da doença pode acontecer pelas vias aéreas superiores, como falar e tossir, ou o contato com pessoas infectadas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece os medicamentos necessários para o tratamento da doença. A duração pode variar de acordo com a quantidade de bacilos e lesões. Caso haja interrupção no tratamento de hanseníase, a doença pode se agravar.  

Leia mais: 


Leia mais sobre: Goiânia

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários