O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota), disse, durante sabatina na manhã desta sexta-feira (16), realizada pelo Diário de Goiás e Rádio Bandeirantes Goiânia que, eleito governador, um dos seus compromissos é a valorização do servidor público estadual. Segundo ele, o pagamento de data-base será automático anualmente.
”Quem quiser saber como eu tratei o servidor público, é só conhecer meu histórico em Aparecida. O pagamento do data-base será automático todo ano, esse é um compromisso que já fiz também e restituir algumas coisas que foram tiradas do servidor público e vamos rever essa questão dos 14,25% dos aposentados e pensionistas”, disse Mendanha.
A atualização salarial não era concedida ao funcionalismo público estadual desde 2016. A margem de aumento concedida aos servidores está adequada às limitações legais impostas em função da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ocorrida em dezembro de 2021.
A proposta de pagamento ficou definida em três parcelas, no primeiro bimestre anual, sendo: a primeira delas de 50%, em 2022; a segunda de 25%, em 2023; e a terceira de 25%, em 2024.
A recomposição salarial de servidores públicos ativos, inativos e pensionistas em Goiás deverá, considerar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado desde 2016 até 31 de dezembro do ano passado.