A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou, nesta segunda-feira (16), os dados sobre a dengue em todo estado. De acordo com a plataforma de monitoramento da pasta, em pouco mais de cinco meses deste ano, o Goiás já confirmou 36 óbitos pela doença, enquanto todo ano de 2021, 33 foram registradas. foram confirmados 33 em todo o ano passado.
Conforme as informações da pasta, Goiás já triplicou a quantidade de casos se comparando as semanas 1 e 18 do último ano e do ano atual. Em 2021, no respectivo período, foram notificadas 36.462 infecções; enquanto neste ano, já são mais de 145 mil infectados pela doença no Estado. Mais de 110 municípios goianos possuem grau de risco considerado alto, de acordo com o Mapa de Incidência da dengue disponibilizado pela SES-GO.
O levantamento indica que Goiás teve aumento 300,09% de casos confirmados e notificados em comparação com o mesmo período do ano passado.
Somente neste período em Goiás, foram 73.645 confirmados e 145.879 notificados, conforme o boletim.
Conforme boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), com informação divulgada em maio deste ano, Goiás tem cerca de cinco vezes mais casos de dengue por 100 mil habitantes que a média nacional.
Conforme o levantamento, a cada 100 mil moradores de Goiás, 1.556,7 mil têm ou tiveram dengue este ano, segundo O órgão indica que essa incidência é de cerca de cinco vezes maior do que a média em todo o Brasil, que é de 307 diagnósticos para cada grupo do mesmo número de pessoas.
Leia também: