Em campanha do Novembro Azul, que busca a conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) preparou diversas atividades para a população masculina. Durante todo o mês serão realizadas ações na rede municipal alertando os homens sobre a importância dos cuidados em saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas e câncer de próstata. Além das atividades da campanha nas unidades da rede, a Secretaria realizará, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos dias 9 e 23, eventos e mobilizações com foco na saúde masculina.

No sábado, dia 9 de novembro, das 8 às 15h, no Centro de Referência em Saúde do Homem, será realizado um mutirão de consultas em clínica geral, cardiologia, psiquiatria, odontologia e urologia. Os 200 atendimentos oferecidos estão sendo agendados previamente.

Publicidade

Todos os homens que estiverem no Centro poderão receber atendimento odontológico, avaliação nutricional e orientações para controle do tabagismo. Serão oferecidos ainda serviços para atualização do cartão de vacina, testes rápidos para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atividades culturais e integrativas.

Publicidade

No sábado, 23, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar para atendimentos preferencialmente masculinos. Os atendimentos ocorrerão tanto por meio de agendamento prévio quanto por demanda espontânea.

Publicidade

“Vamos ampliar a conscientização indo além do câncer de próstata. Segundo levantamentos do Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família. Normalmente, os homens só buscam a assistência quando há muitos sintomas e os males estão em estágio avançado, o que reduz as chances de detecção de doenças. Precisamos mudar esse comportamento para salvar vidas e reduzir sofrimentos. No caso do câncer de próstata, por exemplo, com a detecção precoce as chances de cura chegam a 90%”, alerta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Publicidade