A cidade de Aparecida de Goiânia terá uma unidade especializada no tratamento precoce e multiprofissional de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) vai assinar um convênio com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), para a implantação da unidade que prestará atendimento precoce de crianças autistas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme a SMS de Aparecida, a unidade vai atender pacientes de um a seis anos de idade que tenham o diagnóstico do TEA, de forma gratuita. O autismo é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação e do comportamento.
O acesso facilitado ao tratamento por meio das famílias contribui para o melhor desenvolvimento das crianças com autismo. O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite a exposição a práticas que estimulam a independência e a promoção de qualidade de vida e acessibilidade para crianças diagnosticadas com o transtorno.
A celebração do convênio entre a Saúde de Aparecida e a Agir ocorre no dia 27 de dezembro, com a presença do prefeito Vilmar Mariano, do secretário de Saúde Alessandro Magalhães e do senador Jorge Kajuru. O parlamentar é o responsável pela emenda que possibilitou o financiamento do projeto.